SEMINÁRIOS AHI: SISTEMAS DE AQUISIÇÃO DE DADOS AGROMETEOROLÓGICOS

Nesta última terça-feira o Analista de Sistema Jean Carlos Quaresma Mariano realizou a apresentação "Sistemas de aquisição de dados agroclimáticos" a qual faz parte do Ciclo de Seminários da Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira.

A palestra aconteceu no Laboratórico de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira no período das 18 as 19 horas.


Foram apresentadas as diferenças obtidas entre dois datalogger sendo o CR23X e o CR1000. A CR1000 apresenta algumas vantagens sobre a CR23X devido a sua capacidade e expansão de memória e tempo de varredura de dados. Na oportunidade, foram apresentado as formas de telemetria dos dados que são módulo, rádio, celular e internet.



Com a aquisição das novas estações agrometeorológicas, Jean ressaltou os cuidados que devem ter, pois, serão obtidos em média 3130 linhas de dados por dia, e no final de um ano cerca de 1450000 registros no banco de dados. Fluxo este que o antigo bando de dados Microsoft Access não suportaria.


Visando a quantidade, qualidade e gerenciamento dos dados agroclimáticos foi desenvolvida uma nova modelagem de banco de dados usando o sistema gerenciador de banco de dados PostegreSQL que suporta a extensão para armazenamento de dados georeferenciados chamado de PosGis que será implementado na próxima etapa do projeto.

Para interface com o usuário e coleta automatizada dos dados a linguagem utilizada é o Java, que por sua vez é uma das melhores e mais usadas no mundo, tanto por sua segurança ao acesso das informações, rapidez e estrutura orientada a objetos.


Atualmente são disponibilizados dados climáticos da região de Ilha Solteira e Marinópolis e a partir de segunda-feira (31/01) estarão também os dados da região de Paranapuã a qual consiste na primeira estação CR1000 da AHI.

Foi apresentado também a nova forma de aquisição de dados pelo usuário (clima.feis.unesp.br), pois, o acesso será através de chaves de tomada de decisão, ou seja, o usuário escolherá a estação que deseja e o período de dados, assim, facilitando o manuseio.


Este ciclo de palestras na AHI favorece a discussão e/ou apresentação de um pouco do trabalho que cada integrante vem desenvolvendo, assim, buscando melhorias e sugestões para que cada vez mais possamos disponibilizar dados e informações que beneficia a Modelagem da produtividade da água em bacias hidrográficas com mudanças de uso da terra de Cooperação Institucional entre UNESP Ilha Solteira e EMBRAPA Semi-Árido com financiamento da FAPESP e FACEPE.


Conheça o artigo MODELAGEM DE BANCO DE DADOS PARA O MONITORAMENTO AGROCLIMÁTICO DA REGIÃO DO NOROESTE PAULISTA, SP, apresentado no CONIRD 2010 em Uberada - MG em dezembro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características