MONITORAMENTO QUANTITATIVO E QUALITATIVO DAS MICROBACIAS DO CÓRREGO DO IPÊ E CINTURÃO VERDE

Neste último dia 18, sexta-feira, a equipe da Área de Hidrúlica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, realizou saída de campo para o monitoramento quantitativo e qualitativo das micro bacias do Córrego do Ipê e Cinturão Verde, ambas com parte da área dentro do perímetro urbano do município de Ilha Solteira.

O monitoramento das micro bacias fazem parte do projeto "Monitoramento dos recursos hídricos na microbacia do Córrego do Ipê em Ilha Solteira" financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq desde de início de 2009.

Coleta de água na nascente "represa"

O monitoramento é realizado em pontos distintos para se obter parâmetros que demonstrem a influencia do uso e ocupação da microbacia. O monitoramento no Córrego do Ipê é realizado na nascente (Ponto 1), dois pontos intermediários que recebe influência urbana e rural (Ponto 2 e 3) e o último ponto que é o extremo, próximo ao Rio Paraná (Ponto 4). O Córrego do Cinturão Verde é monitorado em apenas um único ponto.

Localização da microbacia do Córrego do Ipê

As coletas e medições de vazão são realizadas mensalmente. As análises são realizadas no Laboratório de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira com término de até 24 horas após a coleta.

Medição da vazão no Ponto 4 utilizando o molinete

Os análises realizadas são: Oxigênio Dissolvido, Dureza, Cálcio, Magnésio, pH, Ferro Total, Condutividade Elétrica, Turbidez, Sólidos Suspensos, Dissolvidos e totais, Coliformes Fecais e Totais, Nitrito, Nitrato e Sulfato.

A microbacia e caracterizada por apresentar valores de ferro total na água acima do aceitável, considerando que a água é utilizada para sistemas de irrigação. De acordo com Nackayama e Bucks, 1986, os valores de ferro total acima de 0,2 mg/L é considerado crítico e em todos os pontos de amostragem apresentaram valores muito superior chegando a 3,8 mg/L (Ponto 3).

Ferro total presente na água e a relação com a chuva acumulada entre cada período de coleta

A microbacia do Córreg do Ipê se constitui de uma área de interesse estratégico para o município de Ilha Solteira (1, 2, 3, 4), o que acarretará na redução das áreas de recarga, maior escoamento suerficial, aumento dos sólidos carreados das áreas urbanas entre outros parâmetros que venha a afetar a qualidade do manancial.

Um exemplo típico ocorreu no dia 01/02, onde o grande volume de chuva ocorrido na região associado a degradação ambiental que ocorre no Córrego do Ipê (parte área urbana) elevou significativamente a qunatidade de ferro, sólidos, turbidez e condutividade elétrica, consequentemente redução do pH.

Excesso de sedimentosno encontro doas águas do Córrego Das Lagoas e Córrego do Ipê (01/02/2011). Este excesso de sedimento acarreta na formação de assoreamento e aumento da turbidez no corpo hídrico reduzindo assim a existência de vida aquática.

Mesmo local da imagem acima porém com drástica reduição da carga sólida vinda do Córrego do Ipê (18/02/2011).

Agradeço a colaboração do mestrando Diego G. Feitosa pela ajuda de campo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características