Seminários AHI: Qualidade da água e desempenho dos Sistemas de Irrigação


Ontem (16 de fevreiro), aconteceu no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira mais um seminário, desta vez proferido pelo aluno de Doutorado em Agronomia Ronaldo Cintra Lima.

O tema de sua palestra foi sobre a " Qualidade da água e desempenho dos sistemas de irrigação", a primeira abordagem foi sobre qualidade de água para a irrigação. Neste assunto tratou sobre a importância das condições físicas, químicas e biológica da água e as principais variáveis utilizadas na avaliação da água. Dando destaque para o ferro total, que em determinadas condições podem obstruir os orifícios do sistema de irrigação localizada.

Ronaldo Cintra Lima, aluno de doutorado em Agronomia e Técnico da UNESP.

Além da qualidade de água, falou da disponibilidade de água para a irrigação. "Quando pensar em instalar um sistema de irrigação numa propriedade; pense antes em: quantidade e disponibilidades de água", comenta Ronaldo.

Na avaliação dos sistemas de irrigação tratou-se sobre a importância do uso do filtro e testes já realizados em campo para estudar a eficiência de diferentes tipos de filtros para a remoção de partículas.


Participação dos membros da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, com a presença dos Professores Fernando Tangerino e João Zocoler.

O próximo seminário será no dia 10 de março de 2011 com Juliana de Oliveira Damião fazendo a apresentação sobre Requerimentos básicos e uso de SEBAL para estimativa de evapotranspiração em escala regional


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características