E um novo semestre se inicia...

A disciplina de Irrigação e Drenagem se iniciará neste dia 27 de fevereiro de 2012. Na primeira aula abordaremos as regras da disciplina, a bibliografia, as datas das provas, as atividades gerais e a introdução à agricultura irrigada e a irrigação. Também nas primeiras aulas faremos uma abordagem sobre o mundo dos negócios e as exigências do mercado de trabalho e a relação com o trabalho, liderança e empreendedorismo.

Temos, além das aulas e da bibliografia da disciplina - nada deve substituir os livros textos recomendados - várias mídias de apoio que complementam os livros e são baseadas na Internet: este Blog (marcador "aula" principalmente) onde o estudante encontrará não somente informações sobre a agricultura irrigada e irrigação, mas também desde dicas de leitura/livros, de música (entretenimento) à como crescer na carreira. O Portal  da  Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira traz os artigos publicados pela nossa equipe, fotos, ilustrações e acesso a todos os demais canais de mídia.

Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira é dividido em três núcleos básicos de busca e acesso: na parte superior é possível definir a estação agrometeorológica e acompanhar em gráficos e tabelas tudo o que acontece na região em que está inserida. Na parte central do Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira é permitido ao internauta acessar gratuitamente toda a base histórica e ainda fazer comparações entre as variáveis climáticas e ainda cálculos no banco de dados. Na parte inferior do Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira estão os produtos oferecidos que são gráficos e mapas de acompanhamento em tempo real de todas as estações e as principais variáveis climáticas, tais como temperatura, umidade do ar, velocidade e direção do vento, chuva, evapotranspiração, pressão atmosférica e radiação global e líquida.

Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista  foi implantada como parte do projeto “MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA”, financiado pela FAPESP. Vários artigos técnicos já foram publicados a partir da execução deste projeto e estão disponíveis no canal TEXTOS TÉCNICOS do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

No canal YouTube da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira videos complementam as informações divulgadas de maneira escrita.

Por fim, nosso perfil no Facebook traz diariamente dicas de leitura, agricultura irrigada, negócios, música, cultura, entretenimento, carreiras, entre outros. Fiquem a vontade para acompanhar-nos!

Datas das provas: 1a. Prova (Peso 2) em 23 de abril, 2a. Prova (Peso 3) em 14 de maio  e 3a. Prova (Peso 3) em  25 de junho de 2012. As P2 e P3 são com consulta de material auxiliar.  Todas as provas serão às 16:00 horas.
MF = (2P1 + 3P2 + 3P3 + 2MR) / 10 
MR = Seminários* e  monografias** (* Notas diferentes para cada atividade, mas baseadas na média entre CONTEÚDO, MÍDIA e APRESENTAÇÃO; ** Pesos diferentes em função da dificuldade)

Como textos base para a nossas primeiras semanas de aula sugerimos os seguintes textos:

A apresentação das aulas iniciais podem ser conferidas no canal ATIVIDADES ACADÊMICAS do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, onde inclusive a Bibliografia completa está disponível.

Em sala de aula recomendamos a leitura da revista VOCÊ S/A como forma de acompanhar o que acontece no mercado de trabalho. Lembre-se também que desempenho e aprendizado depende da dedicação de cada um e estamos aqui para orientá-los para que tenham um ótimo futuro profissional. Aproveitem!

Na edição deste mês da VOCÊ S/A destacamos:
- José Eduardo Costa (p.7): "Você já se perguntou hoje o que aprendeu de novo neste dia? O exercício pode parecer bobo, mas ele instiga a curiosidade e faz mudar a forma viciada como olhamos para as coisas ao nosso redor. Depois de um tempo no mesmo lugar, realizando praticamente as mesmas tarefas, a tendência é fazer sempre do mesmo jeito. Isso aniquila a vontade de mudar, de fazer diferente, e mata a criatividade. Com o tempo, o cérebro vai ficando preguiçoso, sem vontade de aprender. Gente que se conforma em viver assim envelhece antes do tempo e tem as mesmas histórias - pouco interessantes - para contar. Profissionalmente, se resigna a ter uma carreira medíocre."
- Enquete "os 5 livros mas lidos pelos leitores você S/A": A biografia de Steve Jobs, O Monge e o Executivo, O X da questão, Pai rico, pai pobre e A estratégia do oceano azul.
- Abílio Diniz: "O papel do líder não é ser um especialista em todas as áreas da empresa. Ele precisa ter uma visão geral do negócio e saber quais as principais tendências do setor em que trabalha. Mas ele não deve parar de estudar nunca. O bom líder precisa ler muito e ficar atento ao que acontece ao seu redor o tempo todo".  

Na Folha de São Paulo:
- Diferentes maneiras de dizer a mesma coisa, por Elio Gaspari em 26 de fevereiro de 2012 (p.A.11):  No acórdão 3.260 do Tribunal de Contas da União está escrito "Promova no prazo de 180 dias (...) estudos e pesquisas (...) com o objetivo de estabelecer normatização acerca da diferenciação dos esforços de roçada e de limpeza dos dispositivos de drenagem de acordo com as respectivas isocurvas de precipitação (isoietas), associadas à temperatura e evapotranspiração, ou qualquer outro elemento que meçlhor reflita o crescimento das gramíneas e leguminosas". Eles quiseram dizer que o DNIT deve estabelecer um cronograma para as roças e a limpeza das calhas das estradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características