Água para a irrigação e as Plantas Aquáticas

Biólogo, formado pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente, aluno do Mestrado em Agronomia, Sistema de Produção. Desenvolvendo pesquisa ligadas à qualidade e disponibilidade da água e uso e ocupação do solo em microbacia hidrografia e sua interação com o meio ambiente, no Noroeste Paulista, na Área de Hidraúlica e Irrigação da UNESP - Ilha Solteira. Bolsista do CNPq (Edital MCT/CNPq/CT-Agro/CT-Hidro/MAPA-SDC-SPAE nº 44/2008 - Recuperação de Áreas Degradadas) com o projeto intitulado “Planejamento integrado dos recursos hidroagrícolas na microbacia do córrego do Coqueiro no noroeste paulista”.

Na graduação, desenvolvi, pesquisa relacionando a qualidade, disponibilidade de água e as interações com as plantas aquáticas no Córrego do Boi.

As macrófitas aquáticas são importantes para o ambiente aquático, pois são fontes de oxigênio, atuando, na retenção de nutrientes e poluentes, servindo de abrigo e alimento para diversos organismos, como peixes e insetos.

No entanto suas elevadas taxas de crescimento populacional favorecem a colonização de grandes áreas, afetando o uso múltiplo da água e em outra situação, estas podem apresentar elevadas taxas de evapotranspiração (que é a soma da evaporação da água mais a transpiração das plantas) com desdobramentos relativos ao microclima local ou às perdas de água do manancial para a atmosfera.

A eutrofização artificial (aumento da quantidade de nutrientes na água pelo despejo de esgoto, fertilizantes de agricultura e pecuária carregadas pela chuva até a água do manancial) e os sólidos suspensos nos ecossistemas aquáticos, resultantes da ação antrópicas, podem ser considerados um dos processos que mais afetam as estruturas das assembléias de macrófitas aquáticas.

A importância de se fazer o levantamento das plantas aquáticas é verificar os danos que estas plantas podem gerar, principalmente, com a questão da disponibilidade, qualidade e no acesso à água utilizada na irrigação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características