Chuva fica abaixo do esperado no Noroeste Paulista

Com total de 27 milímetros, as chuvas de maio ficaram abaixo do esperado historicamente (65mm), inferior à evapotranspiração no mês que acumulou 100 milímetros, com média diária de 3,2 mm/dia, se igualando a média histórica, porém, a pouca chuva de maio contribuiu para o aumento do déficit hídrico que já era elevado devido ao fato de em abril choveu apenas 5 milímetros, prejudicando principalmente a agricultura e aumentando a dependência da irrigação para uma produção adequada.

A evapotranspiração é a perda de água por evaporação do solo e transpiração das plantas. A chuva acumulada em 2009 está em 710 milímetros, muito próximo do histórico para o período que é de 693 milímetros.

Os sensores da estação agroclimatológica automática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP registram as informações climática a cada 10 segundos e em Ilha Solteira, a temperatura média do mês de maio ficou em 23,5°C, um pouco superior à média histórica de 22,5ºC, que registra também a média da temperaturas mínimas de 18,6ºC e maio fechou com mínima de 11,7ºC, registrada no dia 16.

Em relação à umidade relativa, a média do mês de 68% ficou muito próxima do histórico (64%) não causando desconforto a população e contribuindo para um clima agradável e saudável para a população da cidade. Junho começa com um pouco de frio no noroeste paulista, região não acostumada a baixas temperaturas, com mínima de 11,2ºC no primeiro dia do mês, seguida de 10,2ºC na manhã desta terça-feira, dia 2.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características