Os Ipês voltam a florir em Ilha Solteira e região




No último dia 5 de junho, comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente em Ilha Solteira com o plantio de 150 mudas de Ipê (Tabebuia sp.), um plantio simultâneo e coletivo com a participação de várias entidades, escolas, vereadores e órgão públicos. Um gesto de conscientização e preocupação com o meio ambiente e que não deveria ser esquecido em outros dias do ano.

O Ipê é considerado uma árvore símbolo para o município e no passado esta espécie foi plantada em vielas e ruas, com a finalidade de proporcionar beleza cênica e conforto térmico aos moradores desta cidade. Para dar lugar ao asfalto, foram retiradas todas as árvores existentes nas vielas, em troca de limpeza e sinal de progresso. Nos dias de hoje a arborização de vielas não existem mais, apenas nas áreas de uso comum do povo como as áreas verde, avenidas e alamedas.

Neste mês de junho os ipês começam a florir, proporcionando beleza e admiração aos moradores mais atentos. Para árvore começa o período reprodutivo, com a formação das flores, frutos e sementes e para nós um momento de contemplação.

As plantas e os animais respondem a estímulos ambientais, tais como a seca, o frio, o calor, o comprimento do dia (fotoperíodo). Esses fatores em conjunto podem ocasionar florescimento em determinadas plantas, como nos Ipês (Tabebuia sp.) floridos em nossa região, que na primeira semana do mês de junho passaram por um estresse ambiental e fisiológico.

Segundo dados históricos observados pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira a precipitação esperada para a região noroeste paulista no mês de junho é de 32 mm, valor baixo comparado com as outras estações do ano. Neste mês junho já choveu até o momento (17/06), 21,8 mm e a temperatura mínima foi no dia 4, de 7,1 ºC, às 6 horas e 45 minutos.

O fator temperatura, em conjunto com outros fatores ecofisiológicos, como a diminuição na oferta hídrica, a queda das folhas e as reações hormonais, podem estimular o florescimento e proporcionar momento de contemplação de sua beleza. Os ipês são bastante usados na ornamentação pela cor roxa intensa de suas flores, sendo utilizada na arborização de ruas, avenidas e praças pública, e cada espécie com sua época de floração, como ocorre com o amarelo e o branco.

Apesar dessas mudanças ocorridas em nosso ambiente urbano ao longo do tempo, somos privilegiados com a arborização de ruas e áreas verdes, que proporcionam conforto térmico e beleza cênica aos moradores, abrigo para aves e outros organismos vivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características