Palestra - Água para o desenvolvimento

Acontece neste sábado, dia 20 de junho de 2009, às 09:00 no Anfiteatro da Agronomia da UNESP Ilha Solteira, a palestra "Agricultura Irrigada para o Desenvolvimento" com o Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

A palestra é gratuita, tem como público-alvo agricultores do município, em especial os pequenos produtores do Cinturão Verde e dos Assentamentos do INCRA, sendo essa é mais uma etapa do projeto PROEX de Extensâo Universitária "Técnicas de Engenharia Rural em Pequenas Propriedades" coordenada pelo Professor Dr. Mauricio Augusto Leite do DEFERS - UNESP que tem como objetivo levar as informações sobre sistemas de irrigação, qualidade da água, conservação do solo, hidráulica agrícola, mecanização agrícola, saneamento rural, uso racional da água, uso e e ocupação do solo, agrometeorologia e sensoriamento remoto visando o desenvolvimento e a fixação dos pequenos agricultores ao campo com técnicas adequadas, melhorando a rentabilidade e qualidade de vida. Em cada etapa os melhores profissionais em cada tema estarão tendo o contato direto com os produtores rurais.

Em sua exposição o Prof. Dr. Fernando Tangerino Hernandez da UNESP Ilha Solteira falará sobre disponibilidade hídrica e sua sustentabilidade ambiental, técnicas e sistemas de irrigação, práticas para a redução do consumo de água e o manejo adequado da água e do solo, reflorestamento e recuperação das matas ciliares e demais práticas de conservação do do solo e da água e dos processos erosivos e assoreamento dos corpos d´água e a importância do monitoramento da disponibilidade e qualidade da água para garantir o insumo água necessário para se fazer a agricultura irrigada que garantirá não somente o seguro contra a seca, mas também a reflexibilidade de plantio e a garantia da qualidade do produto, especialmente as hortaliças e frutas.

Para Fernando Tangerino, considerando o déficit pronunciado no oeste paulista, "o sucesso da pequena propriedade está na obtenção de elevadas produtividades e na produção de produtos de elevado valor agregado, tais como a fruticultura e a pecuária leiteira, mas para tanto a irrigação é absolutamente necessária".

Uma das atividades da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira está o monitoramento agroclimatológico da região através de estações agrometeorológicas automáticas instaladas em Ilha Solteira e Marinópolis e também o monitoramento da qualidade da água e da vazão em cinco microbacias hidrográficas de importância sócio-econômica no noroeste paulista e alguns dos projetos podem ser vistos em www.agr.feis.unesp.br/pesquisas.php






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características