Parâmetros de qualidade de água

Graduando em Ciências Biológicas pela UNESP, unidade de Ilha Solteira (FEIS/UNESP) e integrante do Laboratório de Hidráulica e Irrigação. Atuo na área de monitoramento da qualidade de água através de parâmetros físicos/químicos/biológicos e bioindicadores (insetos aquáticos). Atualmente trabalho no projeto intitulado: Caracterização da Microbacia do córrego Cinturão Verde para fins de manejo e irrigação, Ilha Solteira-SP, cujo objetivo é caracterizar e monitorar a microbacia utilizando parâmetros físicos/químicos/biológicos e bioindicadores (insetos aquáticos), como também o levantamento taxonômico das espécies de insetos e das plantas aquáticas, vazão e clima. Este levantamento de dados é de suma importância para que haja uma compreensão da dinâmica desse sistema e assim possamos agir afim de futuramente recuperar este manancial e disponibilizar este recurso de forma consciente e com manejo adequado para fins de irrigação.

Os parâmetros físicos/químicos/biológicos é um “velho conhecido” daqueles que trabalham com índice de qualidade de água, entretanto os dados oferecidos em tais análises são dados momentâneos , diferentemente dos indicadores biológicos como é o caso dos macroinvertebrados.

Os macroinvertebrados compreendem as classes de organismos que ficam retidos em malhas de até 500 micrômeros, como é o caso dos Platyhelminthes, Annelida, Crustacea, Mollusca, Insecta, sendo este último, o mais diversificado e abundante. Estes organismos passam parte ou todo o seu ciclo de vida dentro da coluna d’água por isso oferecem dados temporais sobre a situação do manancial em que estão inseridos.

Desta forma, os parâmetros físicos/químicos/biológicos e os bioindicadores se complementam, assim o trabalho de análise da qualidade de água se torna mais rico em informações, possibilitando assim uma maior compreensão do sistema que esta sendo estudado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características