TEMPERATURA AMENA NO MÊS DE JUNHO

O mês de junho se caracterizou por apresentar condições climáticas amenas. A umidade relativa média, 69,4% é relativamente alta, considerando que este é um período seco. A mínima chegou aos 23,8% no dia 5.
A evapotranspiração, que é a evaporação do solo mais a transpiração dos vegetais, foi de 73,8 mm, com média diária de 2,5 mm por dia, um pouco abaixo da média esperada para o mês que é de 3,7mm, segundo dados da UNESP Ilha Solteira.
Neste sábado e domingo o pluviômetro operado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira coletou 3,3 e 0,3 mm de chuva, respectivamente, somando o total de 25,4 milímetros no mês. A escassez de chuva está acentuando ainda mais o estresse hídrico dos solos da região.
Para julho a média de precipitação esperada é de 30 mm e o máximo já registrado pelos sensores da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira desde o ano de 1996 foi de 55 mm.
A temperatura média mensal é de 20,0°C, e a mínima no período foi de 7,05°C no dia 4 de junho. Segundo dados da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, a temperatura média histórica para o mês de junho é de 20,6°C.
Mesmo com ventos de até 46 km/hora, no dia 10 de junho, a velocidade média do vento está em 4,3 km/hora, considerados calmos, com predominância dos ventos vindos de nordeste.

MARINÓPOLIS, também na região noroeste do Estado de São Paulo apresenta uma temperatura média no mês de junho de 18,7ºC, com mínima de 3,9ºC registrada pelos sensores operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em 04 de junho. A umidade relativa média em junho está em 39,4% com mínima registrada também no dia 04 de 26,5%. A evapotranspiração média em junho está em 2,9mm/dia e total de chuva registrado é de 16,3mm, aumentando o déficit hídrico no solo, obrigado os agricultores a ligarem seus equipamentos de irrigação. As pastagens, especialmente a utilizada para gado de leite já sente bastante os efeitos da falta de água, levando a diminuição da produção de leite e a necessidade de suplementação alimentar dos rebanhos. Ventos de até 34,2 km/hora atingiram Marinópolis no dia 16 de junho e a média da velocidade do vento em junho está em 19,8 km/hora, predominantemente vindos de nordeste.
SERVIÇO: · Área de Hidráulica e Irrigação: http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php · Dados históricos do clima: www.agr.feis.unesp.br/clima.php · Clima Ilha Solteira em junho de 2009: http://www.agr.feis.unesp.br/clima/ilha_jun09.htm · Clima Marinópolis: http://www.agr.feis.unesp.br/clima/mari_jun09.htm · Análise climática do noroeste paulista: http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/parque_aquicola_agroclimatologia_noroeste_sp.pdf · Trabalhos técnicos realizados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: http://www.agr.feis.unesp.br/papers.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características