Uma Ilha feita de água
“Tudo surgiu da água. Tudo é mantido pela água” - Goethe
A nossa casa (oikos) a cada ano que passa fica pequena e deteriorada, devido ao crescimento exponencial da população global, aos impactos da tecnologia e do crescimento econômico. Esses fatores estão colocando em risco o futuro de nossa casa, planejada para ter um crescimento econômico ilimitado utilizando os recursos naturais disponíveis até a exaustão.
Devemos utilizar os recursos ambientais disponíveis de maneira inteligente e sustentável, seja onde você estiver na sua casa ou na nossa casa. Para isso, é preciso conhecer todos os recursos disponíveis da sua casa e do seu ambiente e atribuir importância a esses recursos naturais.
Em Ilha Solteira temos um exemplo de um recurso que é desprezado por alguns moradores que desconhecem a sua importância para a população ilhense. Um recurso disponível e de boa qualidade e que raras vezes faltou nesta cidade, você sabe qual é esse recurso? Vou responder: este recurso é a água “torneiral ”.
A água em Ilha Solteira é um recurso que serve para tudo, lavar as roupas, os utensílios, para tomar o nosso banho do dia a dia e principalmente lavar as ruas e calçadas, que acontecem todos os dias neste município. Neste caso, a água que sai das mangueiras funciona como vassoura hidráulica e que tem a função de empurrar o lixo, uma maneira mais fácil de limpar o entorno da casa e das vielas. Imagina um morador do semi-árido vendo uma cena desta, ficaria triste com o desperdício de água, que para ele a água é utilizada de maneira muito eficiente e uma questão de sobrevivência no sertão nordestino.
Saber usar os recursos disponíveis pela natureza de forma eficiente é uma maneira sensata de economizar os recursos naturais e ao mesmo tempo reduzir os custos domésticos. Mas em Ilha Solteira a água é tão barata se comparada com outras cidades do noroeste paulista e neste momento pergunto: será que é por isso que se tem esse desperdício de água em nossa cidade?
Precisamos pensar sobre o uso da água e conscientizar os moradores sobre a importância deste recurso, para a sua casa e para a nossa casa Meio Ambiente e que hoje é celebrado em vários países o seu dia, o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP parabeniza a todos os seres vivos por esse dia, e devemos fazer uma reflexão sobre as questões ambientais e entender que temos um compromisso com o futuro, com as próximas gerações. Este compromisso não pode ser abandonado, pois somos integrante e o único ser vivo responsável pelas mudanças ambientais e cabe a nós encontrar soluções para manejar este ambiente de forma sustentável.
Oikos: do grego que significa casa
Texto muito bom Renato... Parabéns! Usar racionalmente a nossa água, recurso renovável, mas muitos esquecem, É FINITO, é antes de mais nada uma questão de conscientização e que impõe uma mudança de hábito, daí a sua dificuldade. Crescer sócio-econômicamente de maneira sustentável é outro grande desafio! Abraços!
ResponderExcluir