Águas continentais e as maiores bacias hidrográficas

A principal fonte de águas doces no planeta localiza-se no escoamento de águas da superfície. O escoamento global anual é de 44.500 km² por ano. A distribuição destas águas superficiais é extremamente desigual na Terra; mais da metade do escoamento ocorre na Ásia e América do Sul. Portanto, o Continente Sul Americano e o Brasil apresentam uma das maiores reservas de águas interiores do planeta. Estas reservas têm uma enorme importância ecológica, econômica e social.

O Continente Sul Americano é dominado por grandes rios, extensas regiões de várzeas a eles associadas, áreas alagadas pantanosas e lagos rasos. Os grandes rios têm grande importância ecológica, econômica e social, drenando alguns, vastas áreas com escassa população (menos de 1 habitante por km2 - Amazonas) outros com grande concentração populacional (superior a 400 habitantes por km2). As interações destes rios com as populações locais, o uso destes recursos e os impactos das atividades humanas são de extrema relevância para os futuros usos múltiplos dos recursos de água doce no Brasil.

As principais bacias hidrográficas são:

* A Bacia Amazônica
* A Bacia do Prata (Rio Paraná)
* A Bacia do Rio São Francisco
* Lagos do Rio Doce
* Áreas Alagadas e Pântanos
* Pantanal

No Noroeste Paulista, na região de Ilha Solteira possuem dois grandes rios, o Rio Paraná que tem a sua formação a partir do encontro de dois rios, o Rio Grande e o Rio Paranaiba. O outro rio é o Rio São José dos Dourados, com área de drenagem de 6.732 Km², passando por 25 municípios paulista, onde predominam atividades agropecuárias, com destaque para a fruticultura.

A Área de Hidráulica e Irrigação monitora cinco córregos pertencentes ao sistema hidrográfico do Rio São José dos Dourados, e que podem ser acessado no seguinte link:
e o relatório de situação até agora encontrado pode ser visto em:
http://www.agr.feis.unesp.br/rel_fehidro09.php.

O monitoramento é feito em termos de qualidade e disponibilidade de água para a irrigação e ambiental e o último artigo publicado em revista científica - AGRIAMBI - com dados técnicos sobre qualidade da água para irrigação pode ser obtidos em:
http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/agriambi_coqueiro_franco_hernandez2009.pdf

Fonte: Águas Doces no Brasil - Capital Ecológico, Uso e Conservação. 2.° Edição Revisada e Ampliada. Escrituras. São Paulo - 2002. Organização e Coordenação Científica: Aldo da C. Rebouças; Benedito Braga. Capítulo 05 - Ecossistemas de Águas Interiores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características