Qualidade e disponibilidade de água é tema de palestra na Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira


Qualidade e disponibilidade de água foi tema de palestra na Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira (ETEC), no curso técnico em Meio Ambiente, neste dia 29 de setembro de 2009.

A palestra foi proferida pelo biólogo e aluno de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Agronomia (Área de Concentração em Sistema de Produção), Renato A. M. Franco. O convite foi feito pela professora do Curso Técnico em Meio Ambiente, Martha R. L. Garcia e a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, sob Coordenação do Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez teve a satisfação em atender o pedido.

Foram abordados assuntos relacionados aos impactos nos recursos hídricos superficiais no Brasil e no mundo. Além disso, o principal enfoque foi dado à qualidade e disponibilidade de água na região noroeste do Estado de São Paulo, nas microbacias do córrego do Coqueiro (Jales,Dirce Reis,Palmeira d’Oeste e São Francisco) Boi Aparecida d’Oeste), Três Barras (Marinópolis), Ipê e Cinturão Verde (Ilha Solteira). Para maiores detalhes sobre estes córregos podem acessar o link: http://www.agr.feis.unesp.br/rel_fehidro09.php

“Os impactos nos recursos hídricos podem comprometer os usos múltiplos da água, afetando vários setores econômicos, principalmente o abastecimento público de água e a irrigação e outros que dependem direta e indiretamente deste recurso”, comenta Renato.

Além da palestra, os alunos do curso técnico em Meio Ambiente terão a oportunidade de conhecer o córrego do Ipê, no município de Ilha Solteira, no sábado dia 3 de outubro. Onde poderão aprende a coletar água e observar em campos os principais impactos ambientais na microbacia. Em seguida, todos irão até o Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP conhecer os procedimentos de análise de água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características