SETEMBRO COM MAIOR VOLUME DE CHUVAS DA HISTÓRIA DO NOROESTE PAULISTA

Desde 1967, quando a CESP iniciou as medições de chuva, depois com as medições efetuadas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, nunca choveu tanto no mês de setembro, colocando o ano de 2009 como histórico em precipitação para este mês.

Até agora o total de precipitação é 182,1 mm. Até então, o maior valor registrado tinha sido em 1992, quando choveu 161 mm no mês. No ano o volume total já chegou aos 1.025 mm, 23% a mais do que a média histórica anual até mês de setembro e 80,5% do total previsto para o ano todo, sempre em base histórica com medição iniciada em 1967.

Com um total de chuvas previsto para setembro de 67 mm, o recorde de 2009 também se caracteriza por uma probabilidade muito baixa de ocorrência. Para se ter uma idéia em termos de probabilidade, a Área de Hidráulica e Irrigação trabalha com probabilidade de ocorrências de chuvas entre 10 e 90% e “a probabilidade de chuvas de 182 mm ocorrerem é inferior a 10%, dada a raridade de ocorrência”, explica o Professor Fernando Tangerino da UNESP Ilha Solteira.

Outro destaque foi a intensidade das chuvas, que não foram impactantes. Foram 7 dias de chuvas maiores que 10 milímetros, sendo o dia de maior volume foi de 35,6mm e ainda seis dias com chuvas menores que 10 milímetros, fazendo com a água se infiltrasse no solo. Para o Professor Fernando Tangerino da UNESP Ilha Solteira, “fazendo com que o lençol freático seja recarregado pela infiltração da água no solo e garantindo vazões para os córregos nos meses subseqüentes. Chuva em grande intensidade traz também erosão e depois o assoreamento nos córregos, o que não é desejável”.

Nessa quinta-feira (dia 24) os sensores da estação agrometeorológica automática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registraram temperatura mínima de 16°C, a mais baixa do mês. A média em Ilha Solteira em setembro está em 24,5°C. A umidade relativa média mensal é de 74%. Na quinta-feira a umidade mínima foi de 47,9%, e essa sexta-feira amanheceu ensolarada e sem indicações de chuva.

Como consequência das chuvas, a radiação global recebida no mês e a evapotranspiração caíram em relação ao histórico, estando com média de 17,6MJ/m2.dia e a 3,5mm/dia, respectivamente.

MARINÓPOLIS


Marinópolis, também no noroeste paulista, também monitorada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, registrou na estação agrometeorológica até o momento 165,6 mm de chuva, também com chuvas históricas, cuja medição se iniciou em 1998 e que tem um volume de chuvas esperado de 55 milímetros para o mês.

A radiação global também caiu em relação a média do mês, estando em 15,6 MJ/m2.dia,a evapotranspiração de referência média está em 4,0 mm/dia, a temperatura média está em 24,3°C e a umidade relativa em 72%.


SERVIÇO:

- Área de Hidráulica e Irrigação: http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Dados históricos do clima: www.agr.feis.unesp.br/clima.php
- Clima Ilha Solteira em setembro de 2009: http://www.agr.feis.unesp.br/clima/ilha_set09.htm
- Análise climática do noroeste paulista: http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/parque_aquicola_agroclimatologia_noroeste_sp.pdf
- Trabalhos técnicos realizados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: http://www.agr.feis.unesp.br/papers.php
- BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação: http://irrigacao.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características