Córregos: sistema aquático dinâmico

Os rios distinguem-se dos lagos, áreas alagadas, represas e tanques (sistemas lênticos) por duas características principais: a primeira é o permanente movimento horizontal das correntes e a segunda é a interação com sua bacia hidrográfica (TUNDISI,TUNDISI, 2008).

Essa interação e a variação espacial e temporal do sistema aquático podem ser observadas em campo, com mudanças evidentes que podem ser notadas através de algumas fotos obtidas mensalmente em todos os pontos de amostragem do córrego do Boi, no noroeste paulista.


A presença de macrofita aquática da espécies Bachiaria subquadripara presente nas duas margem do córrego, fotos obtidas em 12 de abri de 2007.


Ausência de mata ciliar é observada em vários trechos deste córrego e a necessidade de recuperação é de grande importância para a melhora na qualidade e disponibilidade de água e outros benefícios ambientais.

A macrofita aquática ocupou toda a coluna d'água no período de setembro de 2009.

As duas últimas fotos foram obtidas em outubro de 2009, neste mês o total de precipitação foi de 149 mm . Essas variações espacial e temporal dependem dos ciclos climatológicos e hidrológicos que direta e indiretamente vão interferir nos processos físicos, químicos e biológicos do sistema aquático; outros fatores, com o antrópico também podem modificar e interferir os sistemas aquáticos.

O rio é um sistema muito dinâmico e variações espacias e temporais são evidentes. Com dois anos de monitoramento, muitas mudanças e agressões foram observadas e registradas pela equipe do Laboratório de Hidráulica e Irrigação mais informações podem ser obtidas em: http://www.agr.feis.unesp.br/rel_fehidro09.php .

TUNDISI, J. G.; TUNDISI, T. M. Liminologia. São Paulo: Oficina de textos, 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características