ETEC DE CABRÁLIA PAULISTA IRÁ INAUGURAR PROJETO DE ALERTA CLIMÁTICO EM PARCERIA COM O INPE

No dia 9 de dezembro será inaugurado na Escola Técnica Estadual Astor de Mattos Carvalho o Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (CIADEN), fruto de Protocolo de Intenções assinado entre o Centro Paula Souza, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos (SP) e a Prefeitura Municipal de Cabrália Paulista, com apoio da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo.

O projeto, que receberá o nome do educador bauruense, Prof. Dr. JOSÉ MISAEL FERREIRA DO VALE, está vinculado ao Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (SISMADEN) desenvolvido pelo INPE e é coordenado pelos Cientistas Dr. Eymar Sampaio Lopes e Dr. Laércio Namikawa, sob supervisão do Dr. Carlos Afonso Nobre (INPE/IPCC-ONU).

No aspecto pedagógico, o CIADEN será uma ferramenta essencial para o ensino de geociências para os alunos tanto do ensino médio quanto do técnico e proporcionará estrutura de pesquisa e atualização profissional nas áreas de geoprocessamento, meteorologia e ambiental. Será também uma unidade de formação de técnicas preventivas para integrantes da defesa civil dos municípios e um centro de referência e orientação climática para as atividades agropecuárias de toda a região central do Estado de São Paulo.

O CIADEN permitirá realizar o monitoramento e antecipar o alerta de desastres naturais, em tempo real, na área da 7ª região Administrativa de São Paulo. Com a instalação do CIADEN, ciência e tecnologia de ponta serão disponibilizadas para benefício das populações urbana e rural ao estabelecer os vínculos entre os dados climáticos locais e as informações nacionais e mundiais.

A Defesa Civil de Cabrália Paulista (a primeira do Brasil a utilizar o SISMADEN) e dos municípios da região de Bauru poderão ser beneficiadas na prevenção contra os desastres naturais pelo constante monitoramento de extensa área. Ganham com a iniciativa os alunos e professores da Etec, pesquisadores das mudanças climáticas, a população regional e o conhecimento técnico-científico.

A iniciativa é pioneira, pois, a Etec de Cabrália Paulista será a primeira instituição de educação básica do país a participar de um projeto de estudo sobre o Aquecimento Global vinculado à plataforma de estudo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A inauguração será no dia 09/12/09, às 10 horas, no anfiteatro Lázaro Valdir Cavarsan da Escola Técnica Estadual Astor de Mattos Carvalho que está localizada na Rodovia Lourenço Lozano, Km 4, Cabrália Paulista.

Informações: (14) 3285-1210 - divulgacao@etecabralia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características