A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO

Infelizmente, muitas pessoas ainda insistem em achar que irrigação é simplesmente o ato de levar água até o solo, não compreendem o quão importante é avaliar todos os fatores que influenciam em uma irrigação com qualidade, sendo eles desdo tipo de solo, clima local, qualidade da água, dos equipamentos e das instalações, fatores estes que se não levados em consideração, podem causar sérios danos ao meio ambiente, sem falarmos no desperdício de água e dinheiro.

Os dados do Censo Agropecuário de 2006 divulgados recentemente pelo IBGE, nos mostram que mais de 50% das propriedades que utilizam irrigação por aspersão não receberam e nem recebem nenhum tipo de orientação técnica.

Considerando a importância da avaliação de um sistema de irrigação, a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira realizou o levantamento da uniformidade da irrigação dos sistemas na microbacia do Córrego Três Barras no município de Marinópolis-SP.

No trabalho, que é parte da Tese de Doutorado de Luiz Sérgio VANZELA, verificou-se que da área total irrigada, os sistemas de irrigação utilizados são 51,4% por microaspersão, 43,5% por aspersão sub-copa e 5,1% manualmente por mangueira. Quanto à uniformidade da irrigação representado pelo CUC, a média para os sistemas de microaspersão foi de 91,2%±0,7 contra
50,3%±1,7 para os sistemas de aspersão sub-copa.

Conheça o trabalho completo e outras Dissertações e Tese no canal Defesas do nosso Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características