Artigo: Sobre Tripudiar e Escarnecer

Noticiou-se há coisa de dois meses uma declaração do Sr. Paulo Maluf, de que ele apoiaria o PT nas próximas eleições! O Sr. Paulo Maluf tem dito que atualmente encontra-se, ideologicamente falando, à esquerda do Partido dos Trabalhadores. Mais recentemente noticiou-se que o Sr. Paulo Maluf estaria indeciso sobre dar seu apoio ao PT ou ao PSDB.
Pois bem, eu já tenho me manifestado sobre a falta de sentido que vejo, do ponto de vista eleitoral, nessas alianças. Para mim, claro está, que esses apoios, não se traduzem em nada em termos de “transferência de votos” muito menos de garantia de sucesso eleitoral. A Sra. Duma Russef está há dois anos exposta na vitrine do governo como candidata á presidência nas próximas eleições, com todo o apoio do Sr, Luiz lnácio e, em termos de intenção de votos, segundo as pesquisas mais recentes, ainda não conseguiu decolar.

Mas, o que eu quero trazer aqui hoje, e voltando á primeira frase deste artigo, é a insolência, a desfaçatez com que os políticos tratam o cidadão comum, o Sr. Paulo Maluf se dizer apolador do PT é o extremo do escárnio. Os políticos atuais escarnecem de nós com a maior cara de pau. Nada, em termos éticos, os incomoda! E mais, o Sr. Paulo Maluf se diz apoiador do PT (se quiser trocar o PT pelo PSDB, valem os mesmos argumentos), e o PT, porque está de olho nos, a meu ver, duvidosos dividendos que essa aliança trará, como maior tempo no horário eleitoral, aceita esse apoio.

Não há viva alma no PT que se manifeste no sentido de “nós não queremos o apoio do Sr. Paulo Maluf”. O Sr. Maluf está tripudiando com o PT e o PT simplesmente aceita essa gozação porque o que quer é o poder, sem se importar com o que já foi cantado e decantado pelo PT a respeito do Sr. Maluf e como tal tipo de acomodação vai refletir no eleitor.
Que saudade do PT! O PT está morto! Aliás, para provar o quão próximos estão atualmente o PT e o Sr. Maluf, convém lembrar que em termos de tripudiar e escarnecer, o Sr. Paulo Maluf encontra guarida justamente no que há de mais caro ao PT. Senão, o que fez o Sr. Luiz Inácio senão tripudiar e escarnecer, não só do povo desta vez, mas sobretudo do Congresso Nacional e ao Supremo Tribuna! Federal, ao indicar o advogado José Antonio Dias Toffoli para o STF?

E a questão aqui não é contra o Dr. Toffoli, mas sim contra o Sr. Luiz Inácio! E a questão é: considerando-se os pré-requisitos que se entende deve satisfazer um jurista para poder fazer parte do corpo do Supremo, era o Dr Toifoli o jurista brasileiro com melhores credenciais para ocupar a vaga livre no Tribuna? Um advogado com 41 anos, pode-se assim dizer, na flor da idade, tem plenitude de conhecimento que lhe gabarita a ocupar cadeira naquela casa? Ele estava preparado?

O que dizer de outros juristas com mais experiência e, ao que indica o curriculo do Dr. Toifoli, mais cultura? (porque, infelizmente, cultura é algo que demanda tempo para se adquirir). Então, não quero entrar aqui na questão da “reputação ilibada” porque não me interessa esse viés. Mas, o presidente achar que o Dr. Tóffoli representa. Em termos de erudição jurídica, o que há de melhor no país, é gozação! É, como já disse, fazer de capacho o Congresso e o STF.

O Sr. Luiz Ináclo sentiu-se à vontade porque sabe que não havia no Congresso, congressista algum que fosse se opor à indicação do Dr. Toffoli. Quem, no congresso nacional ia questionar o saber jurídico do Dr. Toffoll? E, sobretudo, que congressista iria questionar a reputação ilibada do Dr. Toffoli? Seria de morrer de rir! E com isso o Sr. Luiz Inácio impôs ao Supremo um constrangimento que, uma pessoa decente não imporia.

Mas hoje o Sr. Luiz lnácio é pessoa sem qualquer escrúpulo. A presidência o apequenou! O que, aliás, também ocorreu com o presidente que o antecedeu. O Lula de 20 anos atrás não votaria no Sr. Luiz !nácio de hoje! O díscernimento do Sr. Luiz, muito em função dos elogios que recebe da imprensa internacional e governantes de outros países, é, hoje, pior que o de um pré-escolar.

Atualmente ele acha que pode tudo, ele acha que é realmente "o cara" O Sr. presidente porque sabia, porque sabia uqe não havia no congresso ser algum com autoridade suficiente para afrontá-lo, se deu o direito de desrespeitar o Supremo Tribunal Federal. O Brasil pode vir a se arrepender muito disso. E o Sr. Presidente, no futuro, também.

Por João M. M. Cordeiro, Professor do Departamento de Física e Química da Unesp de Ilha Solteira. E-mau cordeiro@dfq.feis.unesp.br.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características