Geoprocessamento Livre

Como alternativa para evitar a pirataria e ilegalidade, nós da equipe de informática da Área de Hidráulica e Irrigação estamos incentivando a utilização de Software Livre, tanto para aplicações de escritórios (BrOffice), internet (Firefox e Thunderbird) e também buscando alternativas de geoprocessamento, como o Software Ilwis.

Com o grande interesse na utilização de Sensoriamento Remoto para expandir a qualidade dos trabalhos, deparamos com dificuldades em encontrar softwares livres que atendam perfeitamente nossos trabalhos. Assim como o software proprietário ArcGis vem fazendo.

Foi buscando alternativas livres que encontramos o Blog Processamento Digital, que conta com várias dicas de Geoprocessamento e Software Livre. Quem sabe com dicas assim e compartilhando essas informações migraremos totalmente para plataforma livre.

Veja mais alguns blogs e sites:

http://processamentodigital.blogspot.com/
http://www.opengeo.com.br/
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=41
http://geoluislopes.blogspot.com/2008/10/software-livre-de-geoprocessamento.html

Essas são algumas sugestões, mas com uma rápida pesquisa no Google o número de informações é muito grande.

Comentários

  1. Agradeço a divulgação do meu blog e faço uma sugestão: que tal incluir algumas bases cartográficas sobre recursos hídricos nas postagens dos próximos tutoriais? Tenho certeza de que este é o caminho certo para convencer e conscientizar a maioria das pessoas sobre essas alternativas livres!

    Estou à disposição!

    Jorge Santos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características