ILHA SOLTEIRA E SEUS PROBLEMAS AMBIENTAIS

A Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou o resultado do Projeto Estratégico Município Verde e Azul, que envolvem ações e gestão dos recursos ambientais de cada município paulista, assim estimulando ações de gerenciamento do meio ambiente e o envolvimento da sociedade para as questões ambientais.

Para fazer parte deste projeto o município tem que assinar um "Protocolo de Intenção "que tem que atender 10 Diretivas Ambientais que abordam os seguintes critérios:

-Esgoto Tratado;
-Lixo Mínimo;
-Recuperação da Mata Ciliar;
-Arborização Urbana;
-Educação Ambiental;
-Habitação Sustentável;
-Uso da Água;
-Poluição do Ar;
-Estrutura Ambiental;
-Conselho de Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.

A cidade que ficou em primeiro lugar no ranking foi Santa Fé do Sul e Ilha Solteira ficou em 188º posição, com 76,14 pontos .

Ilha Solteira tem muito que fazer em relação as questões ambientais e não pode ficar para trás, pois é uma cidade que apresenta recursos ambientais favoráveis e que podem gerar divisas ao município.

O que falta é planejamento e gerenciamento ambiental e atitude por parte dos tomadores de decisões. Alguns com boas intenções, entretanto nas últimas administrações, a cidade ficou no vermelho em relação as questões ambientais.

Apesar do avanço no ranking em relação ao ano de 2008 que a cidade ficou com 35,95 pontos , o município tem muito o que fazer em relação ao ambiente.

O município possui um passivo ambiental, ocasinado pela ocupação da agropecuária na região e principalmente pela construção da Usina Hidrelétrica. De acordo com os dados do Plano Direto (2007) o município de Ilha Solteira apresenta uma área de 649 km2, apenas 1% (7 km2) ainda conserva suas características originais e considerando que 20% do total da áreas deveriam ter sua cobertura vegetal recomposta. Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira tem uma grande missão, recompor uma área total de 124 km2 de áreas de recomposição florestal de espécies nativas.

Para a melhoria dos mananciais de Ilha Solteira e fragmentos florestais remanescentes e também da qualidade de vida dos seus moradores é importante a recomposição florestal com essências nativas ao longo dos córregos existente no município.

Para se ter uma idéia, as matas ciliares têm a vocação de servirem de corredores naturais de ligação de fragmentos e reservas florestais; exercem papel fundamental na manutenção da qualidade da água, na conservação da biodiversidade e do patrimônio genético da flora e fauna.

Uma idéia interessante é a criação de um parque municipal entre as praias Marina e Catarina e a formação de corredores ecológicos para a ligação entre os fragmentos florestais remanecentes existentes no Cinturão Verde.

As preocupações em relação ao meio ambiente deve ser de todos e uma outra dica é que não se restrinjam a plantar árvores e distribuir mudas com logomarcas de grandes empresas, mas sim, que essas mesmas instituições públicas e privadas (Usinas, UNESP, CESP,Prefeitura Municipal e ONGs) juntamente com organizações populares possam chegar a um consenso das reais necessidades da população ilhense e que projetos e políticas públicas com incentivos de empresas locais possam trabalhar em prol de um desenvolvimento local que traga saúde, qualidade de vida , educação, cultura, geração de prosperidade e acima de tudo sustentabilidade.

Só assim sairemos desta classificação!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características