UFU produz plástico biodegradável

Desenvolver um plástico biodegradável feito a base de bagaço de cana e caroço de manga. O estudo, feito por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS), além de reduzir o impacto ambiental - uma das maiores preocupações mundiais da atualidade -, deverá otimizar o trabalho da agroindústria, com a criação de recipientes biodegradáveis para a acomodação de mudas. Em princípio, a pesquisa com o bagaço da cana iniciou em 1996, durante a tese de doutorado de Guimes Rodrigues, docente do curso de Química da UFU.

O trabalho com o caroço de manga surgiu há 3 anos, por meio da necessidade de um viveiro de Araguari (MG) de reutilizar resíduos da fruta e reduzir custos com a mão de obra, com a armazenagem e o transporte de tubos para se colocar mudas - tubetes. Atualmente, são utilizados cerca de 120 mil tubetes por mês no viveiro.

Estes são retornáveis e feitos com plástico comum e quando desgastados ou danificados são descartados e levam de 200 a 300 anos para desaparecer na natureza.

Segundo a doutoranda Carla Meireles, os tubetes feitos com o novo plástico poderão ser deixados ao solo, com a planta. O que evitaria a danificação da raiz e do próprio recipiente feito com plástico comum. Além disso, de acordo com a assistente administrativo do viveiro, Solange de Freitas, o produto diminuiria o custo com armazenagem, esterilização e transporte. “Hoje os produtores devolvem os tubetes, o que gera um gasto com combustível e nós precisamos conferir e esterilizar. Com o novo produto, este trâmite acabaria. É só plantar e pronto”, afirmou Solange.
Fonte: Correiro de Uberlândia, 19/01/2010

Comentários

  1. Como sabemos o plástico obtido através do petróleo é um dos produtos que mais demora para se decompor na natureza, dessa forma é muito bom saber que a proposta do plástico biodegradável está se tornando cada vez mais uma realidade.
    Porém enquanto ainda não temos esta tecnologia disponivel para o nosso dia a dia, cabe cabe a cada um de nós buscarmos meios de diminuirmos o consumo desse material, um bom exemplo é o uso das sacolinhas plásticas de mercado, onde hoje os próprios estabelicimentos oferecem a possibilidade de compra da sacola retornavel. Como vemos ajudar o meio ambiente esta ao alcance de cada um de nós.

    ResponderExcluir
  2. ESSE NEGÓCIO É MUITO INTERESSANTE, POIS PODE PLANTAR COM O SAQUINHO. GERALMENTE QUANDO O RETIRAMOS BOA PARTE DA TERRA QUE ESTÁ SEGURANDO A RAIZ CAI.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

Pivô central: história e características

A Importância da DBO