COLETA DE ÁGUA E MEDIÇÃO DE VAZÃO NO CÓRREGO DO BOI

Nesta última sexta-feira, 19/02, a Equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, foi à campo, para a coleta de água e medição da vazão, dos córregos Boi, Coqueiro e Três Barras.

O Córrego do Boi, localizado no município de Aparecida d'Oeste, possui uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que lança o efluente na água deste manancial.

O resultado da análise de água, mostrou que no ponto mais próximo do local de lançamento do esgoto, a quantidade de coliformes fecais (bactérias que vivem no intestino de animais de sangue quente, e que a presença desses organismos na água, indicam que há presença de fezes na água), foi de aproximadamente 7.680 ficando acima do permitido, que é de 1.000 coliformes em 100 ml de água, para utilização na irrigação. No ponto anterior ao local de lançamento, a quantidade de coliformes fecais é de aproximadamente 60/100 ml de água.

No ponto de lançamento de esgoto a turbidez, medida da dificuldade de um feixe de luz atravessar uma certa quantidade de água, também é mais alta em relação aos pontos anteriores ao local de lançamento , 16,7 UNT (Unidades Nefelométricas de Turbidez). A turbidez da água pode ser causada por: presença de matérias sólidas em suspensão (silte, argila, sílica, coloides), matéria orgânica e inorgânica finamente divididas, organismos microscópicos e algas. A origem desses materiais pode ser o solo (quando não há mata ciliar), a mineração (como a retirada de areia ou a exploração de argila), ou o esgoto doméstico, lançado no manancial sem tratamento.

Este projeto tem financiamento do FEHIDRO e conta com Bolsa de Iniciação Científica do CNPq - PIBIC e as informações sobre a qualidade e disponibilidade de água dos mananciais podem ser obtidos em: Monitoramento e Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos para a Irrigação nas microbacias dos córregos do Coqueiro, Três Barras e Boi na Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados-SP.

Outros trabalhos de pesquisa podem ser obtidos no canal Projetos e Pesquisas e os resultados obtidos a partir deste projetos estão no canal Textos Técnicos do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que mantém também um canal no You Tube, onde são registrados em vídeo algumas das nossas atividades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características