PITE SANEAMENTO: OPORTUNIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES FINANCIADAS PELA FAPESP E SABESP

Estamos em São Paulo para participar da Reunião Temática Água e Saneamento Básico, realizada na Agência UNESP de Inovação (AUIN) neste dia 11 de fevereiro de 2010 cujo objetivo é incentivar Pesquisadores da UNESP a enviarem projetos para a Chamada FAPESP/SAPESP na modalidade PITE, que conta com recursos da ordem de R$ 50 milhões para serem aplicados em cinco anos.

A abertura foi feita pela Vice-Diretora da AUIN Professora Vanderlan da Silva Bolzani que apresentou a Agência, seu histórico de criação, importância e onde a UNESP quer chegar com ela. Nas suas palavras: "Sendo a UNESP a quarta Universidade brasileira temos que ter uma política bem definida de gerenciamento da inovação e propriedade intelectual da UNESP e estabelecer parcerias com o setor público e privado que levem ao desenvolvimento de toda a sociedade e nesta reunião, a AUIN e PROPE se unem para trazê-los até esta reunião com o explícito propósito de incentivá-los a participarem de mais esta oportunidade".

Em seguida Américo de Oliveira Sampaio, Coordenador do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da SABESP fez uma ampla explanação sobre a Chamada FAPESP/SABESP, desde a sua concepção, cujos 7 temas foram baseados em busca à produção acadêmica (no ISI e no IWA - International Water Association), nas Patentes pedidas e concedidas (IPC - International Patent CLassification) e na base Lattes.

Américo destacou a importância deste financiamento, o maior disponível no Brasil e destinado a Instituições paulistas e que para comprovar a importância nesta oportunidade informou que "haverá na SABESP uma nova Superintendência em Inovação".

As propostas devem ser apresentadas até o dia 31 de março e há 7 temas de interesse já definidos na Chamada, mas Américo destacou aos Pesquisadores presentes que a "a SABESP quer que o conhecimento gerado seja imediatamente utilizado logo após o encerramento dos projetos contratados". As regras para a aprovação serão as tradicionais da FAPESP, com avaliação entre os pares, porém haverá um filtro inicial para a verificação se a pesquisa proposta se enquadra aos temas contidos na Chamada.

Outra informação destacada é a preocupação com os custos da energia necessária para o funcionamento de ETAs, ETEs e distribuição da água às residências e segundo Américo, "no Estado de São Paulo o setor de saneamento é responsável por 2,8% da energia consumida no Estado e em nível nacional, o setor consome 3,0% do total de energia.

Na parte da tarde, André Nascimento e Rodolfo Ferreras, Analista e Coordenador Técnico Operacional da CAB Ambiental, apresentaram a empresa que atua na área de saneamento, à semelhança da SABESP, operando as concessões nas cidades paulistas de Palestina e Mirassol, Paranaguá (Paraná) e no Mato Grosso as cidades de Alta Floresta, Colider e Pontes Lacerda.

Outro tipo de atuação é a PPP estabelecida em Guaratinguetá e a parceria com a Sabesp no SPAT, região metropolitana de São Paulo, no Alto Tietê.

No total a CAB Ambiental atende uma população de 8 milhões e gostaria de desenvolver projetos de inovações tecnológicas em parceria com as Universidades e seus Pesquisadores gerando valor às tecnologias geradas.

As áreas de interesse da CAB Ambiental para parcerias seriam tratamento de água e esgoto sanitário (processos, produtos químicos, etc), gestão comercial do saneamento, gestão e disposição do lodo, softwares de gestão dos recursos hídricos, remoção de nitrato da água em fluxo contínuo, desenvolvimento de polímeros naturais, compostagem de lodo de ETE, tratamento de chrorume em estação de tratamento de esgoto sanitário, secagem térmica de lodo de ETA, reúso da água de decantadores das ETEs, entre outros.

Neste caso, os interessados em parcerias deverão procurar diretamente a empresa para as tratativas para uma possível parceria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características