Pesquisa do Ministério da Agricultura destaca potencial de crescimento da produção mato grossense

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

O Mato Grosso tem o maior potencial de expansão agrícola na próxima década, de acordo com um estudo realizado a pedido do Ministério da Agricultura. A previsão leva em consideração a ampliação da produtividade com a utilização de áreas de pastagens degradadas.

Segundo a pesquisa a produção de milho no estado deve crescer 94,3%, até 2020, e a de soja, 55,6%.

Os cenários foram analisados pela Assessoria de Gestão Estratégica avaliando a participação no mercado mundial e dados regionais de 23 produtos agropecuários do Brasil.

A safra de milho chegou a 8,08 milhões de toneladas na colheita de 2008/2009 e para o ciclo de 2019/2020, esse número deve se aproximar dos 18 milhões de toneladas.A cultura da soja deve se ampliar de 17,9 milhões para cerca de 28 milhões.

Entre os motivos para esse crescimento, apontados pelo coordenador da pesquisa, José Garcia Gasques, estão a introdução de novas áreas e a introdução de soja em regiões de pastagens degradadas.

O estudo revelou ainda que a produção de soja do Paraná deve ganhar cerca de um milhão de hectares e no Rio Grande do Sul o cenário deve se manter estável, sem mudanças em relação aos anos anteriores.

Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=52298

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características