CURSO: CERTIFICAÇÃO DE ÁGUA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS

CERTIFICAÇÃO DE ÁGUA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS é o título do curso a ser ministrado pelo Engenheiro Florestal Ederson Augusto Zanetti no dia 19 de maio de 2010 em São Paulo. Como visão geral do tema tem-se:
A Certificação de Água ou Hídrica é uma ferramenta empresarial de marketing ambiental. Demonstra o comportamento adequado das empresas no gerenciamento dos impactos que suas atividades tem na manutenção da qualidade e da quantidade desse líquido, que encontra-se à disposição dos ecossistemas e da sociedade.
Se por um lado são recolhidas taxas referentes aos sistemas de transmissão de água e captação e tratamento de seus resíduos, de outro não são ressarcidas as Prestações de Serviços Ambientais feitas pelos ecossistemas, por onde esse precioso líquido passa antes de retornar aos reservatórios. Avaliar adequadamente a escala e valor dos serviços ambientais relacionados com a água, prestados pelos diferentes ecossistemas, é uma forma de reconhecer e justificar a continuidade desses efeitos positivos, assim como de compensar e neutralizar eventuais efeitos negativos que os negócios possam ter.
O desafio de desenvolver e implantar uma estratégia de marketing ambiental adequada para neutralizar a Pegada Hídrica dos negócios é uma oportunidade para que os serviços ambientais de manutenção da qualidade e quantidade da água, prestados pelos ecossistemas, sejam reconhecidos e remunerados adequadamente. Essa atividade gera um resultado altamente positivo para a água, que pode vir a ser uma marca na gestão ambiental das empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características