Córrego do Coqueiro tem o seu leito modificado no ponto 5, devido a ação da água e a deposição de sedimentos na calha principal

Hoje, 19/04/2010 foi realizado a saída de campo para o Córrego do Coqueiro, que tem como o objetivo a coleta de água e a medição de vazão deste manancial. O córrego é localizado entre os municípos de Jales, Palmeira d'Oeste, Dirce Reis e São Francisco - na região noroeste do Estado de São Paulo.

Neste coleta aconteceu um fato interessante. O ponto cinco de amostragem de água e medição de vazão sofreu uma transformação radical na forma do leito. Desde de dezembro de 2009 que não conseguimos entrar neste ponto de coleta, devido ao volume de água que ultrapassou o dique marginal, inundando toda uma área de planice de inundação(Figura 1).

Figura 1. Coleta de água em dezembro de 2009, o acesso até o local de coleta não é possível.

Figura 2. Entrada para o ponto 5, neste dia foi possível a entrada neste local , após 3 meses inundado.

Após a entrada dentro da mata e a ida até o local de coleta, percebemos que aquele trecho do córrego foi abandonado e o que restava era sedimentos depositados dentro do canal, provavelmente ocorrido durante o período chuvoso (Figura 3).

Figura 3. Canal com sedimento depositado e saturado de água, porém não observa-se o fluxo de água.

Em coletas anteriores a esse dia o canal apresentava uma forma definida, entretanto observam-se sedimentos depositados em suas margens e o fluxo de água é evidente em direção a sua foz (Figura 4).


Figura 4. Coleta de água realizada em junho de 2009, no ponto 5 do córrego do Coqueiro.


Este trecho do córrego do Coqueiro apresenta a morfologia do canal de forma sinuosa, típicos de rios e córregos de planice de inundação, neste caso o trecho foi abandonado devido a deposição de sedimentos e outro trecho foi formado (Figura 5).

Figura 5. Canal novo formado pela deposição de sedimento e a ação da água do córrego.

O fluxo de água neste ponto apresenta velocidade elevada e muito sedimento sendo escavado pela a ação da água e além disso, tem o risco de ser levado pela água . E a atenção tem que ser redobrada durante a coleta de água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características