Mais parceiros ao projeto FAPESP/FACEPE

Neste último dia 22, quinta-feira, a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, concluiu mais uma etapa do projeto “MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDAAS DE USO DA TERRA”, de Cooperação Institucional entre UNESP Ilha Solteira e EMBRAPA Semi-Árido financiado pela FAPESP e FACEPE e sob a Coordenação pelo Estado de São Paulo de Fernando Braz Tangerino Hernandez e pelo Estado de Pernambuco de Antônio Heriberto de Castro Teixeira.

O projeto coordenado por Fernando Tangerino, segue a linha de pesquisa da Área de Hidráulica e Irrigação, que esta intitulado de PIIRA - PLANEJAMENTO DA IRRIGAÇÃO E DOS RECURSOS AMBIENTAIS, que propõe a instalação de sete estações agrometeorológicas automáticas. As estações serão distribuídas pela região noroeste paulista, a fim de determinar os diferentes micro clima que compõe a região.

Atualmente, a Área de Hidráulica e Irrigação atua com duas estações meteorológicas, sendo uma no município de Ilha Solteira e uma em Marinópolis.

O projeto aprovado pela FAPESP-FACEPE, teve como primeira etapa determinar os locais mais representativos, levando em consideração a microregião, a altitude, sinal de telefone celular e rádio e acesso ao local.

A segunda etapa, que consiste nas visitas aos futuros parceiros que se beneficiaram com a instalação das estações meteorológicas. O objetivo da visita, foi apresentar o projeto, demonstrando os benefícios locais e regionais, as formas de disponibilização de dados e em contra partida, precisamos da cessão do local, com manutenção que inclui o corte de grama e segurança do local, água, dados do sistema de produção, incluindo produtividade, das áreas selecionadas como controle para aferição dos equipamentos e calibração das imagens de satélite. Na visita de campo se verificou as coordenadas e à presença de antenas de celular e rádio, água e pressão disponível para os sistemas de irrigação e obstáculos no local pré-definido.

Os locais já visitados foram Usina Interlagos, no município de Ilha Solteira, Usina Pioneiros no município de Sud Mennucci e Fazenda Bonança.

Nesta última quinta-feira (22/04), os locais visitados foram a “Mata do Tapir” no município de Suzanápolis, no Sítio Três Irmãos de propriedade do Senhor Laércio Vian no município de Marinópolis e propriedade de Edvaldo da Costa Mello, por intermédio da secretária da Casa da Agricultura, Cícera, no município de Paranapuã. A visita foi realizada por Ronaldo Cintra Lima, Gilmar Oliveira Santos e Alvaro Lorenço Ortolan Salles Filho.

O primeiro local, visitamos alguns possíveis pontos entre eles a sede da propriedade que atualmente encontra-se sem moradores. Portanto, a melhor localização foi no lote 33 do Senhor Noel Policarpo, onde se encontra rodeado por uma mata de aproximadamente 600 hectares, o que se espera a representatividade um micro clima diferenciado.

Conversa com moradores da região

Local pré-definido ao lado da mata de aproximadamente 600 hectares

O segundo ponto visitado, foi a propriedade do Senhor Laércio Vian, onde se localiza uma das estações monitorado pela Área de Hidráulica e Irrigação, onde verificamos a necessidade de melhorias no gramado e no alambrado. Na oportunidade, entramos em contato com os nossos parceiros da Casa da Agricultura, na pessoa do Senhor Sérgio, para nos auxiliar na reestruturação do local. Mesmo o Sérgio estando em reunião no município de Jales (caminho para Paranapuã), ele nos atendeu e se colocou em inteira disposição. Na oportunidade, já que estava em horário "nobre", tivemos o imenso prazer de almoçarmos juntos.

O terceiro e último local de nossa visita foi no município de Paranapuã, onde nos encontramos com a secretária da Casa da Agricultura, a Cícera, que nos acompanhou até o ponto pré-definido. O local fica aproximadamente 10 Km da cidade, sendo no Comércio de Frutas Costa Mello Ltda. Fomos recebidos pelo Senhor Edvaldo da Costa Mello, com um suco de limão bem gelado, já que fazia muito calor neste dia. O proprietário não viu obstáculos para ser implantada a estação agroclimatológica automática em sua propriedade. O local definido já possui a grama batatais (padrão), sinal de internet, rádio e celular, além de uma antena com 32 metros a disposição. Os outros requisitos estão facilmente disponíveis.

Ronaldo, Edvaldo, Gilmar e Cícera no setor industrial da empresa

A estação agrometeorológica localizada no município de Paranapuã, ficará rodeado da cultura de citros, com destaque para a limão que consiste em 150 mil pés, o que representa aproximadamente 80% de toda a produção. Além do citros, a propriedade produz mamão.

Apresentação dos meios de comunicação da Área de Hidráulica e Irrigação


Apresentação do projeto


Definição do local da estação agrometeorológica

Brevemente a região noroeste paulista será destaque, pela grau de abrangência de dados climáticos, onde gera benefícios aos produtos, a sociedade acadêmica e a todos que se sentirem familiarizados pelo assunto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características