Alunos do NEP Objetivo Visitam o Laboratório de Hidráulica e Irrigação

Os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do NEP Objetivo de Ilha Solteira, visitaram neste sábado, dia 22 de maio, o Laboratório de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, sob o comando da professora Fabiana Oikawa.

Os alunos foram recebidos pelo biólogo Gustavo Barboza, mestrando do Programa de Pós Graduação em Agronomia e também, professor do curso Técnico em Meio Ambiente do NEP Objetivo. Na ocasião, foi apresentado a Estação Automática Agrometeorológica de treinamento localizado nas dependências do laboratório, onde são registrados as informações climáticas, como por exemplo, temperatura, velocidade do vento e umidade relativa do ar.

Também foram apresentados, pelo aluno de graduação em Agronomia e bolsista da FAPESP Diego Feitosa, alguns componentes utilizados nos equipamentos de irrigação, o sistema de filtragem, e pra finalizar, o sistema de irrigação entorno do laboratório foi ligado e explicado as diferenças entre irrigação por aspersão e localizada.

Foram explicadas as atividades da equipe relacionadas a qualidade da água para fins de irrigação, levando em conta que dependendo da qualidade da água, pode haver danos no sistema de irrigação, especialmente a diminuição dos diâmetros dos tubos pelo acúmulo de ferro floculado e desgaste dos mesmos pela passagem de sedimentos. Outro problema é com relação aos microrganismos presente na água utilizada na irrigação de frutas e hortaliças, podendo provocar doenças nos seres humanos.

Os trabalhos desenvolvidos pela Área de Hidráulica e irrigação podem ser obtidos nos Textos Técnicos, Projetos e Pesquisas e também no Blog.

Comentários

  1. Gostaria de agradecer ao Gilmar, que também participou do encontro, sendo o responsável pelas fotos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado.

    Pois foi muito bom ver o empenho destes futuros Técnicos em Meio Ambiente, preocupados em cada vez mais conhecer as suas respectivas áreas de atuação.
    Na oportunidade, parabenizar os instrutores Gustavo e Diêgo e a professora Fabiana pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Se doando e ensinando, mesmo num sábado, a tarde, vocês praticam o que aprendem e evoluem. Além de transferência de conhecimento!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características