Saída de campo: Córrego do Ipê

Neste último dia 20 de maio, mais uma vez, a Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira realizou mais uma saída de campo para o Córrego do Ipê, localizado no município de Ilha Solteira, com o objetivo de avaliar a qualidade e a disponibilidade hídrica. Este monitoramento teve inicio em Março de 2009 e conta com o apoio fianceiro do CNPq.

Neste mês, podemos verificar que a dureza total (soma de cálcio e magnésio) apresentou um aumento em todos os pontos, quando comparado aos resultados obtidos no mês de abril. Este comportamento, provavelmente, pode estar associado a baixa precipitação registrada entre o período entre as duas amostragens.

Outro comportamento observado neste mês, foi a elevação de coliformes totais e fecais nos pontos 3 e 4 do monitoramento. Em abril, o ponto 3 apresentou 840 NMP/100 mL de coliformes totais, já para coliformes fecais foi observado 60 NMP/100 mL. Na amostragem realizada na semana passada esse mesmo ponto apresentou 1080 NMP/100 mL de coliformes totais e 120 NMP/100 mL de coliformes fecais. No ponto 4 foi observado um valor de 900 NMP/100 mL de coliformes fecais e de 60 NMP/100 mL de coliformes fecais. A baixa precipitação registrada no período, também, pode explicar o aumento da concentração de coliformes na água, já que a tendência no período seco é que a concentração de coliformes aumente devido ao baixo volume de água no córrego.

Figura 1: Ponto 2, localizado na represa do Grêmio XV de Outubro

Figura 2: Saída do extravazador no ponto 3, localizado próximo a rotatória sentido Três Lagoas, Mato Grosso do Sul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características