SGI - Sistema de Gerenciamento de Irrigação

O SGI é um moderno sistema de monitoramento automático de irrigação, que garante uma aplicação de alta qualidade e uniformidade, comercializado pela ENALTA.

O Sistema de Gerenciamento da Irrigação - SGI opera com eletrônica embarcada em carretéis de irrigação autopropelidos por aspersão, estas máquinas trabalham acoplado a uma motobomba, responsável pelo bombeamento de água ou vinhaça através da mangueira do carretel, que tem em sua extremidade um aspersor, que asperge o líquido na área a ser irrigada.

O Sistema de Gerenciamento da Irrigação é consitituido por três módulos:

1- Controlador e Coletor de Dados modelo 3000, responsável pelo controle da aplicação, mantendo a lâmina constante durante toda a operação de recolhimento da mangueira e também realiza automaticamente o registro dos eventos da operação: desenrolamento, irrigação, paradas e paradas informadas;

2- SGIPalm, computador de mão com software específico responsável em levar os dados cadastrais da base de dados para o equipamento e descarregar os dados da aplicação para efetiva análise da operação. Opera com conexão com fio (serial RS232) e sem fio (Wi-Fi 802.11.b);

3- Software de Gerenciamento da Irrigação, duas versões estão disponíveis no Sistema, a versão interbase, para uso monousuário, em que o banco de dados permanece no computador do usuário, e a versão corporativa que opera em banco de dados ORACLE para uso multiusuários e cadastramento.

Uma vez que o carretel está posicionado na área que será irrigada, a eletrônica embarcada no carretel inicia automaticamente o controle da aplicação, em campo a eletrônica também permite mostrar ao operador informações importantes da aplicação: lâmina aplicada, velocidade média de recolhimento e tempo estimado restante da aplicação. Com os dados coletados em campo e disponíveis no SGI é possível gerar relatórios detalhados da aplicação e do operacional de máquinas por períodos e fazendas selecionadas.

No caso da fertirrigação com vinhaça, uma variável importante a se considerar é a quantidade de potássio aplicada na área. Esse valor pode ser aferido pelo SGI versão corporativa, através do volume de vinhaça aplicada em campo com o teor de potássio dessa vinhaça aferido pelo laboratório.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características