BOLETIM DO TEMPO EM ILHA SOLTEIRA, 22 DE JUNHO DE 2010

Neste exato momento os sensores da estação agrometeorológica automática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registram temperatura do ar de 21,5ºC e umidade relativa de 80%.

Ontem, uma segunda-feira ensolarada com 9,6 horas de sol brilhando (acima da média de 8,5 horas por dia em junho) que foi marcada pelo início do inverno registrou-se a temperatura média do ar de 24,9ºC, sendo a máxima de 33,3ºC, mínima de 18,1ºC e a umidade relativa média do ar de 59,3% e a mínima ficando em 28,5%.

Vista frontal do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira expondo a beleza das flores de ipê e ainda as palmeiras imperiais à esquerda que começam a ganhar altura e imponência.

Até o momento completam-se 45 dias sem chuvas com mais de 10 milímetros, situação que na agricultura é contabilizada como "dia de chuva". Em junho, apenas 5,1 milímetros foi registrado em Ilha Solteira.

A evapotranspiração de referência ontem foi de 3,2 mm/dia, superior a média do mês que está em 2,9 mm/dia.

Com o déficit hídrico acentuado nesta época do ano, o uso da prática da irrigação é uma boa alternativa para evitar perdas na lavoura e garantir a produção.

Nas fotos a seguir duas aplicações para microaspersores, funcionando invertido em instalação aérea irrigando videiras finas de mesa em Marinópolis - MG e em posição normal, irrigando coqueiros em Frutal - MG.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características