BOLETIM DO TEMPO EM ILHA SOLTEIRA, 30 DE JUNHO DE 2010


Pivô central na Fazenda Menina no encontro dos Rios Paraná e Tietê, em Itapura - SP.

Hoje (30), às 8:39hs, os sensores da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira resgistram temperatura do ar de 19,6ºC e umidade relativa de 65,2%.

Ontem, a temperatura média foi de 21,8, mínima de 14,01 ºC e máxima de 29,6ºC. A umidade relativa média foi de 53,7% e a mínima atingiu valor de 28,7%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A baixa umidade relativa do ar exige cuidados com a pele e sistemas respiratórios pela população, além do desconforto térmico sentido.

A EVAPOTRANSPIRAÇÃO - processo de evaporação do solo e a transpiração do vegetais - ontem foi de 3,4 mm. Não chove na região noroeste paulista mais de 10 milímetros há 53 dias e com o total de chuva menor do que a evapotranspiração, os sistemas de irrigação tem sido utilizados em alta intensidade para garantir as altas produtividades e rentabilidade das culturas.

No entanto, não só no campo a irrigação tem sido utilizada. Cada vez mais frequente, os sistemas de irrigação são utilizados nas cidades para manter o verde e as cores dos gramados, campos esportivos e jardins.

Veja o exemplo da rotatório na Avenida Brasil em Ilha Solteira, com os jatos de água saindo dos aspersores, garantem o verde e também uma belo espetáculo visual.


O mês de junho está fechando com apenas 5,1mm de chuva, abaixo do ano passado neste mesmo período, quando a chuva acumulada foi de 25,4 mm. A média histórica para o mês de junho na região de Ilha Solteira é de 29,6 milímetros, com as medições iniciadas em 1967 pela CESP de desde 1990 pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Irrigação proporcionada por aspersores tipo pop-up que ficam abaixo do solo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características