Saída de campo: Amostragem mensal no córrego do Coqueiro
De acordo com Santos (2009) os planejamentos ambientais são organizados dentro de uma estrutura que envolve pesquisa, análise e síntese.
A pesquisa tem o objetivo de reunir e organizar dados para facilitar sua interpetração. Os dados organizados são avaliados para atingir a compreensão do meio estudado, com seus acertos e conflitos, constituindo a fase de análise.
A síntese refere-se à aplicação dos conhecimentos alcançados para a tomada de decisões. Para cumprir estas três etapas, de forma geral o planejamento apresenta-se como um processo, ou seja, é elaborado em fases que evoluem sucessivamente: o resultado de um é a base ou os princípios para o desenvolvimento da fase seguinte.
O estudo na microbacia do córrego do Coqueiro está estruturado nestas informações descritas acima.
Levantamento de campo, como a medição de vazão e coleta de água são informações obtidas mesalmente para a avaliação espacial e temporal dessas variáveis analisadas e uma etapa essencial do projeto.
Figura 1 - Ponto 5 de amostragem de água e medição de vazão.
Figura 2 - Ponto 4 localizado no município de Dirce Reis - trecho com processo erosivo acentuado.
Figura 3 - Ponto 3 localizado no muncípio de Palmeira d'Oeste e próximo da Estação de Tratamento de Água da SABESP.
Figura 4 - Ponto 1 localizado próximo a rodovia Euphle Jales, trecho localizado no município de Jales.
Figura 5 - Presença da cultura de cana-de-açucar em alguns trechos da microbacia do córrego do Coqueiro - plantio próximo ao ponto 4 e município de Dirce Reis.
Fonte: SANTOS, R.F. Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de Texto, 2009.
Comentários
Postar um comentário