73 DIAS SEM CHUVAS EM ILHA SOLTEIRA

Neste momento (07:45 horas) os sensores da estação agrometeorológica monitorada pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira estão registrando a temperatura e umidade relativa do ar, de 15,5ºC e 90,4%, respectivamente.

Ontem, dia 19 de julho, a temperatura média do ar foi de 20,6 ºC, sendo a máxima ocorrida as 15:16 hs com 27,8 ºC e mínima ocorrida às 05:55 hs com 15,8 ºC.

A umidade relativa média do ar foi de 71,6% com máxima ocorrida às 7:09 hs registrado com 92,6% e mínima de 46,3,2% as 14:55 hs. No mês, a umidade relativa do ar média está em 71,6%, mas foram registrados apenas 7 dias com umidades superiores a 30%, limite crítico, quando cuidados especiais devem ser tomados com os sistemas respiratórios, pele e olhos. Com a passagem da frente fria, a tendência é a de que a umidade relativa do ar atinja novamente valores abaixo do crítico.

Já se contam 73 dias sem chuva maior que 10 milímetros, medida utilizada pela agricultura para se contar como dia de chuva e com o total de chuva menor do que a evapotranspiração, os sistemas de irrigação tem sido utilizados em alta intensidade para garantir as altas produtividades e rentabilidade das culturas.

A evaporação de água do solo e transpiração das plantas, processo chamado de evapotranspiração foi registrada com 2,8 mm.

A média do mês de julho em Ilha Solteira está em 3,2 mm/dia, enquanto que a estação automática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, em MARINÓPOLIS, também no noroeste paulista, registrou a evapotranspiração média de 3,8 milímetros/dia.

Com a falta de chuva, os sistemas de irrigação estão atuando para grantir as safras de milho, feijão, uva e citros. Pastagens também são irrigadas na região, garantindo a boa produção de leite, mesmo na estação seca e também, seringueiras tem sido irrigadas para antecipar o início da produção das plantas e garantir uma boa produção de látex.

No entanto, não só no campo a irrigação tem sido utilizada. Cada vez mais frequente, os sistemas de irrigação são utilizados nas cidades para manter o verde e as cores dos gramados, campos esportivos e jardins. Quando irrigados, canteiros em avenidas, rotatórias e gramados em geral garantem o verde e o colorido das flores que se destacam neste tempo seco de altas temperaturas, característico na região noroeste paulista, mesmo no inverno, proporcionando também um agradável visual.

Os radares meteorológicos do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da UNESP, localizados em Bauru e Presidente Prudente, não estão detectando chuvas no Estado de São Paulo, nem nas demais áreas de abrangência.


O mapa elaborado pelo Sistema de Monitoramento Agrometeorológica (Agritempo) mostra a necessidade de irrigação para o Estado de São Paulo.


MARINÓPOLIS
Marinópolis, pequena cidade também no noroeste paulista tem na fruticultura sua base econômica, onde pequenos produtores produzem uvas que são distribuidas para todo o país. As uvas são todas irrigadas para garantir a produção e nesta região, chuva mesmo, aconteceu em 03 de abril com 34,5 milímetros, seguido de mais 7,4 milímetros no dia 4. Assim, na região, já se contam 107 sem chuvas, aumnetando ainda mais a necessidade da irrigação na região.

SERVIÇO
O Boletim do Tempo na região de Ilha Solteira tem sido publicado diariamento logo pela manhã no BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira ou diretamente no marcador Boletim do Clima

Já os dados climáticos diários e também os históricos estão disponiveis em
http://www.agr.feis.unesp.br/clima.php

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características