BOLETIM DO CLIMA EM ILHA SOLTEIRA, 29 DE JULHO DE 2010

Avaliação do Sistema de Irrigação na microbacia do córrego do Coqueiro, município de Jales.

Nesta quinta-feira, de acordo com informações do IPMET/UNESP, o sistema de baixa pressão atua sobre o Estado de São Paulo, favorecendo a variação da nebulosidade, mas não há previsão para chuva.

Em Ilha Solteira e região, o solo se encontra em condições de baixa umidade, as condições para um estresse hídrico é favorável e muitas culturas agrícolas estão em situação crítica. Por essa razão , a necessidade de irrigação para favorecer o desenvolvimento vegetal.

A evapotranspiração de ontem foi de 4,6 mm. A evapotranspiração é o processo de evaporação da água do solo e a transpiração dos vegetais simultaneamente.

A evapotranspiração pode ser expressa em valores totais, médios ou diários, em volume por unidade de área ou em lâmina de água (mm), no período considerado e é de capital importância para que se possa realizar o balanço hídrico de uma região. Por exemplo, em agosto de 2007, a evapotranspiração média de um campo de futebol localizado em Ilha Solteira, com grama batatais foi de 4,1mm/dia ou seriam necessários 41.000 litros de água por dia para suprir as perdas de água de um gramado de 10.000 metros quadrados (um hectare).

A temperatura média na quarta-feira, foi de 24,7ºC e máxima de 30,1ºC. A umidade relativa mínima foi de 27,1%, com média de 45,4% e máxima de 63,4%.

Um dos afluentes do córrego do coqueiro com a presença de buritis (Mauritia flexuosa), raro em nossa região e poucos locais são possíveis a sua observação.

Neste quinta-feira, 29 de julho, às 8:37 hs, os sensores da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, registraram temperatura do ar de 23,49ºC e umidade relativa do ar de 51,51%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características