Saída de campo: Córrego do Ipê

Hoje, a equipe do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, realizou mais uma saída de campo para realizar avaliação da qualidade e disponibilidade hídrica do Córrego do Ipê e no Cinturão Verde.

Ambos os locais de coletas compreende parte da área urbana do município de Ilha Solteira, sendo a outra parte rural. Confira alguma fotos tiradas durante a coleta.

Coleta no Córrego do Ipê - Ponto 3 - Tubulação sob a rotatória de acesso a cidade de Andradina.


Medição de vazão no Córrego do Ipê - Ponto 4 - Propriedade rural

Pecuária irregular no Córrego do Ipê - Ponto 2 - Represa do Grêmio

No dia 10/12/2009, o Laboratório de Hidráulica e Irrigação, divulgou que o ponto 2 de coleta, que é na represa do Grêmio XV de Outubro, corria sérios riscos de rompimento, devido a erosão que estava ocorrendo no vertedouro da represa.

A preocupação é que todo início do processo erosivo ocorre de baixo para cima, assim, dificultando o seu controle. A questão envolve também alguns impactos ambientais e sociais que poderiam ocorrer com o rompimeto desta.

Hoje, durante a coleta foi possível verificar que a equipe da Prefeitura Municipal está trabalhando no local para a construção de um novo vertedouro. A cosntruçào ainda esta em andamento, porém, nós da Área de Hidráulica e Irrigação, ficamos felizes em sabermos que diante um alerta de risco a sociedade e nós divulgamos, hoje o fato esta sendo resolvido. Confira as fotos do local.

Construção vertedouro com vista de frente

A forma de cosntrução do vertedouro"com implantação de escadas, favorece a redução da velocidade da água, evitando que ocorra processo erosivo no período de escoamento no mesmo.

Construção do vertedouro com cista de superior

Na realização da coleta, agradeço aos companheiros de equipe Diego Feitosa "Piro", Gustavo Barbosa e Renato Franco, pela colaboração durante a coleta e análises.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características