Saída de Campo: Monitoramento da Qualidade e Disponibilidade de Água no Córrego do Coqueiro

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira realizou neste dia, mais uma ida ao campo. O local foi o córrego do Coqueiro, localizado entre os municípios de Jales, Dirce Reis, São Francisco e Plameira d'Oeste. Nesta microbacia a equipe coleta água e realiza a medição de vazão, que ocorrem mensalmente, desde de outubro de 2006.

O trabalho é parte de um projeto de pesquisa, com título de Planejamento Integrado dos Recursos Hidroagrícolas na Micrbacia do Córrego do Coqueiro no Noroeste Paulista, com Financiamento do MCT/CNPq/CT-Agro/CT-Hidro/Mapa-SDC-SPAE nº44/2008 - Recuperação de Áreas Degradadas - CNPq .

Figura 1 - Novo ponto de coleta de água e medição de vazão - ponto 5.

Na Figura abaixo, o antigo ponto 5 de medição de vazão e coleta de água. A deposição de sedimento foi intensa no período chuvoso e outro trecho foi formado pelo sistema fluvial.

Figura 2. Neste era o antigo ponto de coleta de água e medição de vazão no ponto 5.

Figura 3 - Pastagem e Área de Preservação Permanente próximo ao ponto 5 - período seco na região noroeste, que em algumas regiões ultrapassam os 100 dias sem chuva.

Figura 4 - Ponto 4 de amostragem e coleta de água - sedimentos depositados na margem direita.

Indicativos de degradação são levantados e os exemplos podem ser visualizados em ida ao campo e registro fotográfico são realizados. Um exemplo são as margens do córrego no ponto 3, processo acentuado de assoreamento e a destruição do dique marginal pela ação da água, pricipalmente no período chuvoso (Figura 5 e 6).

Figura 5 - Ponto 3 localizado no município de Palmeira d'Oeste e próximo a Estação de Tratamento de Água da SABESP.

Figura 6 - Ausência de mata ciliar neste trecho.

Figura 7 - Ponto 2 - ausência de mata ciliar.

O ponto 2 fica localizado no município de São Francisco. Nesta região, os municípios são dependentes dos recursos hídricos e o seu uso atendem diversos seguimentos da cadeia produtiva, como os fruticultores que dependem da irrigação para produzir e além disso atende outros tipos de usuários da água, como a dessendentação animal e o abastecimento público.

Os municípios de Palmeiras d'Oeste e Marinópolis são dependentes da água superficial do córrego do Coqueiro, pois essa água é tratada na Estação da SABESP e distribuida para a população.

Figura 8 - Ponto 1 de amostragem e coleta de água - Rodovia Euphly Jales.


Para maiores informações do Córrego do Coqueiro, acesse:
- Relatório Técnico
- Qualidade de água para a Irrigação

Comentários

  1. E saber que esta foi a minha última saída para o Córrego do Coqueiro. Foram 4 anos de muito trabalho mas de uma experiência única.
    Infelizmente, gostaria que as notícias fossem boas, referente a este manancial. Ainda mais agora, em questão o novo código florestal, pois os poucos fragmentos de mata que ainda sobrevivem na bacia, estão com os dias contados. Prejudicando ainda mais a atividade da agricultura irrigada e o ecossistema local. Espero com esta pesquisa, levem uma verdadeira consciência ambiental para a sociedade.
    Deixo aqui meus agradecimentos a esta EQUIPE por tudo que me proporcionaram durante esse período. Deixo aqui meu abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gustavo a sua contribuição foi muito importante como amigo, biólogo e profissional. Uma pessoa dedicada e a procura de desafios, esse é o Gustavo Barboza "O Borga"...abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gustavo, é muigto cedo para despedidas. Temos muito ainda pela frente, seja com a sua presença física no LHI, ou mesmo distenmte. Esta interaçãso ao longo dos anos nao pode se encerrar. Lembro com carinho e satisfação a sua evolução técnica, mas o que não mudou, foi a sua responsabilidade e dedicação desenvolvida desde o primeiro dia no LHI. Você chega ao final do Mestrado com um grande conhecimento de qualidade da água, hidrometria, SIG e recursos computacionais, que vai do uso de softwares a manutenção do nosso servidor. Mas esta é a sina de uma Universidade, ensinar e aprender e quando chega o momento da renovação, outros virão, mas seguramente, você nos deixa e eu fico com a sensação de dever cumprido. Obrigado pela amizade, abração e desejamos muito sucesso a você. Vamos sentir saudades, esteja certo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características