TRABALHOS APRESENTADOS NO III WINOTEC FICAM ENTRE OS 20 MELHORES

É como muita satisfação que na tarde de ontem (30/06), eu, Gilmar Oliveira Santos recebemos a notícia através do Prof. Raimundo Gomes Filho, de que entre os 236 trabalhos apresentado no III Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação & II Conferência Sobre Recursos Hídricos do Seminário Brasileiro de 08 a 11 de junho de 2010 em Fortaleza-CE, os nossos trabalhos “BALANÇO HÍDRICO COMO FERRAMENTA AO PLANEJAMENTO AGROPECUÁRIO PARA A REGIÃO DE MARINÓPOLIS, NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO”, (protocolo 84), desenvolvido por Gilmar Oliveira Santos, Fernando Braz Tangerino Hernandez e José Carlos Rossetti e "QUALIDADE DA ÁGUA PARA USO EM IRRIGAÇÃO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DO CINTURÃO VERDE, MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA", de Renata Moura; Fernando Braz Tangerino Hernandez, Mauricio Augusto , Renato Franco, Diego Feitosa e Lilian Machado foram classificados pela Comissão Organizadora como os 20 MELHORES TRABALHOS APRESENTADOS.

O trabalho sobre balanço hídrico teve como objetivo identificar e quantificar os períodos de deficiência e excedente hídrico no solo, através de realização de um balanço hídrico climatológico mensal. Assim, determinando qual é a maior demanda e a maior deficiência hídrica, sendo ferramentas para se implantar um sistema de irrigação na região.

Já o artigo desenvolvido na microbacia do Cinturão Verde de Ilha Solteira e apresentado pelo Bolsista FAPESP Diego Feitosa teve por objetivo monitorar e avaliar as condições da qualidade da água para irrigação, onde a maior preocupação é a presença de elevada concentração de ferro na água, fruto da erosão e assoreamento e que traz grandes problemas para o perfeito funcionamento dos sistemas de irrigação.

Esta notícia representa o esforço e a interação que ocorre entre a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, pois, trabalhos relacionados a planejamento agropecuário e monitoramento da qualidade e disponibilidade da água se realiza com equipe multidisciplinar e comprometida com o que faz.

Merecidamente, como recompensa, estes trabalhos serão encaminhados para a Revista Brasileira de Agricultura Irrigada - INOVAGRI, para serem publicados.

Gilmar Oliveira Santos no momento da apresentação do seu trabalho no III Winotec.

Comentários

  1. Parabéns a todos da AHI da UNESP Ilha Solteira, afinal, é fruto do trabalho coletivo! Vamos melhorar ainda mais! Muito sucesso a todos da nossa equipe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características