BOM DIA muda, chuva e aulas práticas

E o jornal BOM DIA tem novo projeto gráfico, incluindo o Portal. Em Rio Preto, nossos amigos Edmilson Zanetti e Maria Elena Covre são os Editores Chefe e Executivo e em nome deles enviamos os parabéns pela ousadia e um abraço, extensivo à toda equipe.

Pouca chuva em Ilha Solteira, mas em General Salgado a chuva fina ocorreu durante o dia todo. "Até este domingo acaba a seca", afirmou o cafeicultor Luis Hafers nesta sexta-feira, em São Paulo, satisfeito com a notícia de que as chuvas finalmente estavam irrigando os cafeeiros da sua fazenda em Ribeirão Claro, no Norte do Paraná. A previsão dos meteorologistas para este fim de semana é de chuva em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas e Espírito Santo.

Como avisado na nossa última aula, amanhã teremos uma "overdose" de atividades práticas. Pela manhã, no LHI, usaremos as equações de perda de carga. Um bom projeto de irrigação deve ter como uma das premissas, uma variação de vazão inferior à 10% entre os emissores e assim, o cálculo da perda de água é fundamental no dimensionamento deste sistema.

A aula já está disponível no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, teremos três grupos e serão usadas a equação de Hazen-Williams e a Fórmula Universal. Também veremos perda de carga em tubulação de múltipla saída. Não esqueçam de levar a apostila de hidráulica e a calculadora.

À tarde, a aula será sobre avaliação da irrigação, importante para saber a capacidade do sistema de irrigação, se o mesmo está de acordo com o projetado, base para se realizar programas de manejo da irrigação e ainda, saber com que qualidade estamos distribuindo a água na área. Calcularemos o CUC e a UD. Veja as nossas outras aulas práticas e galeria de fotos!

Um pouco de alegria para iniciar a semana pode ser extraida das apresentações do Blues Brothers, em Twist it (Shake Your Tail Feather), Soul Man (1), Rubber Biscuit, Think (com Aretha Franklin) e clássico Sweet home Chicago (1). Confira e espero que gostem!




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características