BOLETIM DO CLIMA: 24 DE SETEMBRO DE 2010

Bom dia!


Neste momento (07:35 hs) a Estação Meteorológica monitorada pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, registra temperatura de 22,4°C e umidade relativa do ar de 64,6%.

Ontem, a temperatura média do ar foi de 31,2°C, sendo a máxima de 38,8°C (15:14 hs). Esta é a segunda maior temperatura já registrada nos últimos dois anos na região, sendo a maior registrada no dia 16/10/08, onde chegou a 39,95°C.

A umidade relativa média do ar foi de 28,1%, sendo a mínima de 12,9% (15:14 hs). Devido as altas temperaturas e a quantidade de partículas sólidas presente no ar, a umidade relativa volta a apresentar estado crítico ficando muito próximo de clima de deserto onde a umidade relativa do ar gira entorno de 10%.

A evapotrasnpiração foi de 5,7 mm/dia. A evapotranspiração representa a quantidade de água que deve ser reposta pela chuva ou por sistemas de irrigação, a fim de assegurar o desenvolvimento da cultura.

Considerando somente esta semana, a evapotranspiração foi de 33,5 mm, ou seja, deve ser reposto 33,5 litros de água por metro quadrado para assegurar uma boa produtividade.

Agora pela manhã o tempo mudou na região de Ilha Solteira. Pela madrugada ventou muito e neste momento o tempo segue nublado.

Com mais de 139 dias sem chuva na região de Ilha Solteira e 173 na região de Marinópolis, o solo se encontra com quantidade mínima de água disponível as culturas. Confira abaixo.

Mapa de água disponível no solo no Estado de São Paulo - Agritempo

Confira o trabalho Balanço Hídrico como Ferramenta ao Planejamento Agropecuário da Região de Marinópolis, Noroeste do Estado de São Paulo, o qual fornece dados para manejo agropecuário para a região noroeste.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características