Chuva e granizo destroem cultivos em Marinópolis

Mais uma vez a chuva causou estragos na região de Ilha Solteira, depois da tempestade e ventania que castigaram Três Lagoas - MS na segunda-feira (27), agora os céus derramaram sua cólera em Marinópolis - SP.

Nos últimos dias choveu o equivalente a 100 mm, que corresponde a 100 litros de água por metro quadrado, é um mundo de água, e para piorar, houve ainda chuva de granizo, fato que deixou os produtores da região bastante preocupados.


Os prejuízos ainda não foram calculados mas certamente são enormes, produtores de hortaliças relatam perdas significativas, os viticultores com mais sorte, ou mais enérgicos, conseguiram salvar ao menos parcialmente suas parreiras partindo o sombrite, que protege as parreiras do sol mas no caso protegeram do gelo (granizo), em locais específicos com carretas abaixo para retirar o gelo sem queimar as plantas, outros, que não tiveram tanta sorte, acabaram perdendo cultivos inteiros, prejuízos que vão levar bastante tempo para serem recobrados.

A fúria da natureza se faz sentir em vários pontos da região, e de acordo com o site CLIMATEMPO ainda não acabou, não deve parar de chover na região de Ilha Solteira pelo menos até o meio da próxima semana.

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira realiza o trabalho de monitoramento climático na região noroeste paulista desde 1991, publicando e disponibilizando estes dados para toda a população, veja informações sobre o clima na região noroeste paulista em:

Veja também outros textos técnicos produzidos pela AHI em:

Comentários

  1. Vendaval derruba cinco torres de energia provocando apagão em Andradina, Nova Independência, Murutinga do Sul, Mirandópolis, Guaraçai e Lavínia (SP).
    Estragos provocados pela chuva na região. Em Lavínia, árvores foram para o chão e uma torre também foi derrubada pelo vento. Em Mirandópolis, a chuva forte derrubou árvores que atingiram a rodovia Marechal Rondon. Parte da pista teve de ser interditada. Durante toda a manhã, funcionários da concessionária que administra a rodovia trabalharam para retirar os galhos e pedaços de tronco. E seis cidades ficaram sem energia elétrica por causa da chuva. Segundo a concessionária, o temporal da madrugada provocou a queda de cinco torres da empresa responsável pela transmissão de energia elétrica da linha que interliga a usina de três irmãos a Valparaíso. Cerca de 45 mil moradores de Andradina, Nova Independência, Murutinga do Sul, Mirandópolis, Guaraçai e Lavínia foram prejudicados. Parte do fornecimento de energia já foi restabelecido.
    (Fonte: De olho no tempo, com informações TV TEM) http://www.deolhonotempo.com.br/?id=81-9942

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características