COMPORTAMENTO AGROMETEOROLÓGICO DO MÊS DE SETEMBRO NO MUNICÍPIO DE MARINÓPOLIS-SP

Ontem, a Equipe da Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira, este na cidade de Marinópolis para realizar a coleta de dados da Estação Meteorológica a qual monitoramos desde de 1998.

Considerando os dados deste mês, a temperatura média registarda foi de 26,2°C, sendo a mínima de 15,6°C (04/09) máxima de 38,5°C (17/09). Devido as altas temperaturas, evite ficar no sol das 10:00 as 16:00 hs, caso necessário, previna-se com o uso de protetor solar e camisa de manga comprida.

Comportamento da temperatura mínima, média e máxima deste mês

A umidade relativa média do ar foi de 40%, sendo a mínima de 9% (12/09), o que é muito crítico. Esta baixa umidade acarreta em problemas a saúde. Jogar água em um cômodo da casa, como por exemplo sala, pode aumentar a umidade do ar em até 10% em alguns casos.


A evapotrasnpiração média da região foi de 5,8 mm/dia. Esta alta evapotranspiração indica o aumento da perda de água do solo e da planta para a atmosfera. Esta água deve ser reposta através dos sistemas de irrigação para assegurar a produtividade das culturas e o desenvolvimento vegetativo.

Comportamento da evapotranspiração deste mês

O trabalho publicado pela Revista INOVAGRI, intitulado como Balanço Hídrico como Ferramenta ao Planejamento Agropecuário da Região de Marinópolis, Noroeste do Estado de São Paulo, fornece informação para o manejo da agricultura irrigada de quanto e quando irrigar. Confira!
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características