DIA-DE-CAMPO E PALESTRA AOS ALUNOS DO CURSO DE TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE "ETEC"

Nesta última manhã de sábado (26/09), os alunos da Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira do Curso Técnico em Meio Ambiente, participaram de um dia-de-campo conduzido pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira onde foi divido em duas parte, sendo a primeira no Laboratório de Hidráulica e Irrigação e a segunda na Micro-bacia do Córrego do Ipê.

Representando o Laboratório de Hidráulica e Irrigação estava o mestrando Gilmar Oliveira Santos, os doutorandos Renato Alberto Momesso Franco e Ronal do Cintra Lima e o graduando Álvaro Salles, os quais relataram na primeira parte a importância das Estações Agrometeorológicas para o monitoramento climático para uma determinada região além das informações que são disponibilizados livremente.

Na oportunidade, os alunos tiveram contato com uma Estação Agrometeorológica (em teste) na qual monitorava em tempo real (atualização a cada 10 segundos) a temperatura e a umidade relativa do ar de quatro pontos diferentes e um pluviômetro.


Em seguida, fomos para a segunda etapa, que é a microbacia do Córrego do Ipê. Neste ponto, os instrutores buscaram despertar a percepção ambiental (pontos positivos e negativos) que compreende a micro-bacia.

O primeiro ponto de parada foi a nascente (ponto 1), onde se tem parte da área reflorestada. Neste local se discutiu a mudança do uso e ocupação da área nos últimos quatro anos, o manejo que foi utilizado no reflorestamento e a conservação do solo.



Ainda no primeiro ponto, os futuros profissionais, aprenderam na prática as técnicas de coleta de água para posteriormente análises químico, físico e biológico.



A Professora e Coordenado do Curso de Meio Ambiente Martha Regina Lucizano Garcia, discutiu com seus alunos a presença da espécie invasora Typha domingensis conhecida como "Taboa".

Seguindo a expedição, o segundo ponto de parada foi na Represa do Grêmio (ponto 2). Neste local, os futuros profissionais realizaram novamente a coleta de água para análises e também a medição da vazão que sai da represa.


No local foi passado as instruções de como seria a obtenção de dados (velocidade da água superficial e área da seção molhada e total).




O terceiro e último ponto de parada foi o ponto 3, no local não houve coleta de água nem medição de vazão, mas sim, uma discussão dos impactos antrópicos que o local sofre. A área possui grande quantidade de resíduos sólidos de diferentes naturezas.



Outro aprendizado foi a utilização de GPS. Na oportunidade os alunos coletaram pontos de diferentes locais e pode conhecer as ferramentas a mais que o equipamento dispõe.


APRENDIZADO TEÓRICO

Para complementar a saída de campo, os futuros Técnicos, teve uma palestra intitulada como "Qualidade e Disponibilidade de Água" onde poderam formalizar o conhecimento prático com o teórico.

A palestra foi realizada nesta última segunda-feira (27/09), nesta foram apresentados os dados do monitoramento qualitativo e quantitativo da Micro-bacia do Córrego do Ipê e os resultados do dia-de-campo.


Dentro os resultados apresentado referente ao dia-de-campo que foram dureza, cálcio, magnésio, coliformes fecais e totais, sólidos suspensos, dissolvidos e totais, pH, ferro, temperatura, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido, somente os valores obtidos em ferro que apresentaram estado de criticidade.



Nós, do Laboratório de Hidráulica e irrigação, agradecemos a ETEC, na pessoa da Professora e Coordenadora Martha Regina Lucizano Garcia pela oportunidade e dizer que ficamos muito felizes pelo o convite e que estamos a disposição da comunidade.


.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características