Saída de campo: Monitoramento da qualidade e disponibilidade de água no córrego do Coqueiro e agroclimático em Marinópolis

Figura 1. Membros da Área de Hidráulica e Irrigação e SABESP.

Hoje, em Palmera d'Oeste, a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira instalou o segundo pluviógrafo, na Estação de Tratamento de Água da SABESP. O pluviógrafo instalado é o modelo P300 da Irriplus, e tem a finalidade de coletar e registrar, continuamente no tempo, a intensidades da chuva.

Este pluviógrafo permitirá uma melhor análise da distribuição das chuvas e ainda a análise do comportamento chuva X vazão do córrego do Coqueiro, auxiliado por outro equipamento, um linígrafo.

Figura 2. Pluviógrafo - P300.

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira agradece a SABESP de Palmeira d'Oeste e Jales pelo apoio durante a instalação e também pela área concedida pela empresa.

Figura 3. Ponto 1 de coleta de água e medição de vazão - rodovia Euphle Jales.

Figura 4. Ponto 2 - município de São Francisco. Trecho do córrego com ausência de mata ciliar.

Figura 5. Ponto 3 - próximo a Estação de Tratamento de Água da SABESP - Palmeira d'Oeste.

Figura 6. Ponto 4 - município de Dirce Reis.

Figura 7. Ponto 5 - município de Dirce Reis e próximo do Rio São José dos Dourados. Anteriormente passava água neste trecho do córrego.

Figura 8. Neste local é o trecho que foi abandonado na medição de vazão no dia 19/04/2010 e neste observa-se o fluxo de água . Observe a foto anterior.

No dia 19/04/2010, relatamos que no ponto 5 do córrego do Coqueiro tinha modificado o trajeto do seu leito, devido a deposição de sedimentos. Nesta coleta, observamos que o córrego voltou a percorrer o canal antigo e o trecho anterior foi abandonado. Na entrada do canal, por onde a água passava foi depositado com sedimentos.

Figura 9. Neste trecho é o local que houve a deposição de sedimentos que obstruiu a passagem do fluxo de água e voltou para o mesmo percurso.

Em Marinópolis, novos reparos na estrutura física da estação agrometeorológica, coleta dos dados e verificação de funcionamento do datalogger e sensores foram realizados. Um novo banco de dados e um novo canal de clima no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira está sendo confeccionado utilizando softwares livres e com grande flexibilidade de incorporação de novas estações agrometeorológicas e que oferecerá novos serviços aos interessados em geral.

O Analista de Sistema Jean Carlos Quaresma Mariano foi contrato especialmente para este trabalho e o sistema deverá ser apresentado durante o XX CONIRD em Uberlândia com o título "MODELAGEM DE BANCO DE DADOS PARA O MONITORAMENTO AGROCLIMÁTICO DA REGIÃO DO NOROESTE PAULISTA, SP ", juntamente com outros trabalhos técnicos da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

Pivô central: história e características

Há um melhor horário para se irrigar?