THANKSGIVEN EM LOGAN - UTAH

Em primeiro lugar, sendo aqui nos Estados Unidos o Dia de Ação de Graças, gostariamos de publicamente agradecer a Deus por todas as oportunidades que tivemos e pelos amigos e família conquistados.

Feriado mais importante nos Estados Unidos o Thanksgiving é um dia especial. Não temos tido tempo para novas postagens, a semana foi muito difícil, tecnicamente e também pelo frio e neve, são condições absolutamente novas e inesquecíveis.

A Utah State University está fechada desde terça-feira as 14 horas devido a nevasca que aqui chegou, impressionante "a força da natureza", como nos alertou o Professor Christopher Neale.


Da varanda do apartamento em Aggie Village em dia de Thanksgiven, 25 de novembro de 2010.

Mas hoje, nos demos ao luxo de acordar na hora que o corpo desejasse e neste feriado 10 horas foi a hora de levantar. Lá fora o sol brilhava, mas não se enganem, parece traquilo, mas a temperatura era de apenas 19 graus C NEGATIVOS! Experiência inesquecível.


Da varanda do apartamento em Aggie Village em dia de Thanksgiven, em 25 de novembro de 2010 e apenas 19 graus C NEGATIVOS.

O dia foi excepcional, primeiro, o sol brilhou. Depois, Saleh o iraniano que está nos ajudando, ligou e falou que poderia trabalhar junto por 1,5 hora e veio aqui no nosso apartamento. Fantástico!!!! As dificuldades com o Erdas Image começaram a se dissipar. Software muito caro e trabalhamos na versão 10 no Remote Sensing Services Lab na semana passada para processar os dados no que está sendo o primeiro trabalho com estimativa da evapotranspiração por sensoriamento remoto no noroeste paulista.

Uma semana intensa de trabalho, discussão no sábado e domingo passado e o artigo "Avaliação preliminar do modelo SEBAL para a estimativa da distribuição espacial da evapotranspiração em áreas irrigadas no noroeste paulista" de autoria de Fernando Braz Tangerino Hernandez, Christopher Neale, Saleh Taghvaeian e Antônio Heriberto de Castro Teixeira, foi enviado ao XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto que acontecerá em Curitiba - PR, de 30 de abril a 5 de maio de 2011. Trata-se do primeiro artigo da parceria UNESP, EMBRAPA e Utah State Universy, com financiamento da FAPESP, FACEPE e Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNESP. Grande satisfação!

Mas o trabalho continua e estamos tentando processar novos dados também na versão 9, primeira dificuldade, Erdas e outra versão do software. Segunda dificuldade, o sensoriamento remoto e o tratamento das imagens para "rodar" no Erdas. SEBAL também não é brincadeira não, sendo a modelagem algo muito pesado e estamos muito enferrujados em micrometeorologia, afinal, somos profissionais da irrigação e usamos os dados de evapotranspiração para melhor uso da água, ou uso eficiente da água.

Conseguimos avançar no trabalho aqui no Aggie Village, mesmo no feriado.


Estacionamento do Bloco 21 no Aggie Village. Pelo que me falaram, o mesmo bloco onde morou o Prof. Milton Passipieri, o nosso aluno de Graduação Claudinei Fonseca - hoje Professor na UFSCar e o Professor Alberto Colombo, da UFLA.

Hora do almoço. Convidamos Daniele para almoçar no The Elements, agradável restaurante que fica junto ao Marriot Hotel, que havíamos conhecido na sexta-feira passada, dia 19 de novembro, a convite da família do Professor Christopher Neale.

Com cardápio especial para o Thanksgiven, "turkey, mashed potate, sweet potate and stuffing", típico americano..., delicioso e o ambiente então... divino. Aviso, tem que reservar antes... O vinho, escolhemos um australiano, Coorallook, Pinot Noir, um vinho jovem, afinal, os Californianos do Nappa Valley, estão sendo degustados aqui mesmo, no Aggie Village. Foi um ótimo almoço e longos papos desde Itália até o Brasil e família e obviamente, coisas técnicas.


Thanksgiven em Logan - Utah, no The Elements, Marriot Hotel. Não tem como não recomendar, é ótimo!

Reproduzimos a definição do que seria o restautante: "The Elements is an elegant blend of Cache Valley's warm and relaxing atmosphere with the taste and presentation of a top-notch metropolitan restaurant." Incrível, fecha aos domingos!


"Turkey, mashed potate, sweet potate and stuffing", o negócio em cima das batatas, típico americano... , delicioso.

De volta ao Aggie Village, a noite Saleh chama no Skype e diz que podemos trabalhar mais um pouco a noite, a partir das 20:30 horas. Avançamos bastante no trabalho e emissividade da superfície, emissividade termal, NDVI, SAVI, radiação de ondas longas e curtas que chegam e que saem, índice de área foliar, radiação líquida, reflectância, albedo, subset, radiância termal, componentes do modelo SEBAL, e necessários para a estimativa da evapotranspiração, começam a fazer sentido e o trabalho anda.

Já quase um novo dia, é hora de manifestar publicamente a nossa alegria neste dia especial aqui, estimulando a todos a realizarem parceirias e conhecer outros lugares, atualizando este Blog e o Facebook. Para tanto escolhemos o vinho espanhol Red Guitar para nos acompanhar nesta difícil tarefa de tentar transmitir nossos sentimentos. É de Navarra, com denominação de origem (Old vine - Tempranillo Garnacha) de 2008. Recomendamos...



A primeira garrafa, admitimos, compramos pelo rótulo, pelo desenho do violão, para dar de presente ao Professor Christipher Neale, que é um exímio violonista, de bossa nova... Gostamos e compramos outras duas garrafas... Já se foram...

Temos trabalhado bastante aqui em Logan - Utah, uma cidade e uma Universidade fantástica, mas temos aproveitado também todas as oportunidades que surgem, quarta-feira a noite, teve o jogo de basquete entre a Utah State Aggies (79) contra a University of Utah (62). Jogo dos alunos, mas com muito profissionalismo e o Spectrum lotado!

Temos em andamento o projeto “Modelagem da Produtividade de Água em Bacias Hidrográficas com Mudanças de Uso da Terra”, em parceria com a EMBRAPA Semiárudo e financiado pela FAPESP e FACEPE, que é um grande desafio e é algo totalmente novo para a nossa equipe. O Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira começa a se transformar, novos projetos, mais investimentos em treinamento, obras, novas posturas, novos softwares, mais dados, mais informação, novos desafios. E tudo com o objetivo de contribuir com a formação de recursos humanos qualificados e com a modernização da nossa agropecuária com o uso da irrigação, com eficiente uso da água e mais desenvolvimento sócio-econômico.

A modelagem agroclimática com uso de sensoriamento remoto é algo novo na região noroeste paulista e também teremos a ampliação da rede de estações agrometeorológicas para 9 unidades no noroeste paulista e permitirá a definição de microclimas regionais, desde a foz do rio Tietê no Rio Paraná até a Barragem de Água Vermelha no Rio Grande.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características