MONITORAMENTO DA QUALIDADE E DISPONIBILIDADE HÍDRICA DO CÓRREGO DO IPÊ E CINTURÀO VERDE

Ontem, a Equipe da Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira realizou saíde de campo para realizar coleta de água para avaliar a quantidade e a disponibilidade hídrica das micro bacias do Córrego do Ipê e Cinturão Verde, ambas localizadas próximo a área urbana do município de Ilha Solteira, região noroeste paulista.


O monitoramento das micro bacias fazem parte do projeto Monitoramento dos recursos hídricos na microbacia do Córrego do Ipê em Ilha Solteira financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq.



De acordo com o trabalho Qualidade da Água para Fins de Irrigação no município de Ilha Solteira, Região Noroeste do Estado de São Paulo, o qual foi apresentado no XX Conird, demonstra que os quatros pontos de análises da microbacia apresentam comportamento distintos devido a presença de represeamentos que cont;em no local, ou seja, o Ponto 1 apresenta alto valor de ferro total, turbidez e sólidos e o fato inverso ocorre no Ponto 2, onde a presença destes valores são muito abaixo.


Essa diferencia que ocorre no comportamento está relacionado a decantação dos mesmos, ou seja, a origem dos bancos de areias "assoreamento" que causa a redução da lâmina de água dos mananciais.


Os demais análises não apresentaram sérios danos a fim de causar problemas aos sistemas de irrigação.

A disponibilidade hídrica dos Córregso analisados estão muito abaixo do esperado se analisarmos com os dados do ano passado no mesmo período, válido ressaltar que se trata de um ano atípico.

Em dois (Ponto 2 e 4) dos três Pontos (2, 3 e 4) de análise de disponibilidade hídrica, este mês registrou as menores vazões. Mesmo com o início do período chuvoso, o solo ainda esta repondo a deficiência hídrica que ocorre na região que chega a sete meses.


Outro fato que vem sendo constatado no Córrego do Ipê no Ponto 3 é a falta de consciência da população. A cada visita ao local a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação encontra uma grande quantidade de resíduos que poderiam "devem" ser reciclados e não jogado as margens do Córrego.


Agradeço aos companheiros de equipe Renato e Juliana pelo auxílio na saída de campo.

Confira mais informações sobre o prjeto.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características