REITOR DA UNESP SERÁ SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO

Sobre a escolha pelo nosso Governador Geraldo Alckmin do nosso Reitor Herman Voorwald como novo Secretário de Educação do Estado de São Paulo eu fiquei muito feliz e destaquei a expressão do Estadão sobre "O perfil técnico também o põe como habilidoso gestor" e estava ansioso para ler o que a Folha de São Paulo havia publicado no dia 18 de dezembro de 2010.

A alegria foi maior: a UNESP estava estampada na primeira página do maior jornal do país ("Alckmin nomeia reitor da UNESP para a Educação") e também na página A.10. Na primeira página como notícia favorável à UNESP seria a primeira vez que leio.

"Alckmin troca comando da Educação - Apesar de apelo de tucanos pela manutenção de Paulo Renato, eleito anuncia reitor da Unesp para a secretaria" é o título da matéria publicada na página A.10 elaborada pelos Jornalistas Catia Seabra, Daniela Lima e Fernando Gallo. Leia:

"Apesar dos apelos de tucanos pela manutenção de Paulo Renato Souza na Secretaria de Educação e pela nomeação de Luiz Antonio Marrey para a da Justiça, o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou ontem os novos titulares das duas pastas.

Para a Educação, foi escolhido o reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Herman Jacobus Cornelis Voorwald, cuja indicação é atribuída ao ex-tucano Gabriel Chalita. A mudança foi antecipada pela Folha.

Queixando-se do que chamou de processo de fritura, Paulo Renato pediu demissão da Secretaria de Educação. A interlocutores, ele reclamou de não ter sido avisado da substituição, exposta diariamente nos jornais.

Ele discorda dos critérios. "Na semana que a política de educação de São Paulo foi elogiada pela revista mais prestigiada do mundo, que é a "The Economist", ele cede às gritarias [dos sindicatos]. Não concordo", criticou Paulo Renato, que falará sobre sua exoneração no plenário da Câmara dos Deputados.

Herman Voorwald, de 55 anos, é reitor da Unesp desde janeiro de 2009. Professor titular da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, ele terá como desafio enfrentar a magnitude da rede estadual.

A Unesp tem hoje 45 mil alunos. A Secretaria Estadual de Educação conta com 5 milhões. A Unesp tem 4.600 mil professores. Na rede estadual eles somam 200 mil."

A UNESP começa a dar sinais de maturidade política e será a segunda vez que um Professor seu chega a uma Secretaria de Estado. Na primeira ocasião, foi pouco destacada a origem do Professor Roberto Rodrigues que é do Campus de Jaboticabal. Agora, Hermann, que deixa a Reitoria para assumir um cargo maior pode representar a importância da UNESP que está em todo o Estado de São Paulo, sendo a UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

Desejamos muito trabalho ao Professor Herman, á exemplo ao que vem fazendo à anos na UNESP. Parabéns!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características