GUIA DA PÓS-GRADUAÇÃO na Folha de São Paulo de hoje

A Folha de São Paulo publicou hoje o interessante suplemento GUIA DA PÓS-GRADUAÇÃO, de importante leitura para quem quer fazer ou ainda tem dúvidas ou mesmo para quem já cursa a Pós-Graduação. Há desde conceitos, dicas e até análises de todas as áreas do conhecimento.

PÓS-DOUTORADO
Procura pela pós ainda é baixa - Cresce oferta de bolsa nessa modalidade, mas número de formados não favorece competitividade

Apesar do aumento da concessão de bolsas de pós-doutorado, a quantidade de pesquisadores com essa qualificação deixa a desejar.

Na Capes, o número de bolsas para esse nível chegou a 2.088 em 2009 -em 2005, 479 foram concedidas.

Já na Fapesp, 1.400 delas foram ofertadas no ano passado, contra 800 em 2005.
Só que cada doutor formado por ano na USP e na Unicamp corresponde a 0,4 pós-doutor, em média.

Nos EUA, a relação se inverte a favor do pós-doutor: 1,2 para cada doutor, diz Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp. "Deveríamos ter três vezes mais pós-doutores nessas instituições para haver competitividade internacional."
"Se compararmos com o que acontece nas universidades americanas, que têm em seus laboratórios um número grande de pós-doutores, ainda são cifras pequenas", concorda Arnaldo Lopes Colombo, pró-reitor da pós-graduação da Unifesp.

O fato de o governo e as agências de fomento só passarem a dar mais incentivo ao pós-doutorado recentemente é uma das explicações para o reduzido número de pessoas que cursam essa modalidade de pós, segundo Euclides Mesquita Neto, pró-reitor de pós da Unicamp.

MAIS PESQUISA
O relatório "Unesco Sobre a Ciência 2010", que foi publicado em outubro do ano passado, indica que 75% dos pesquisadores estão nas universidades. "Esse aluno está muito envolvido com a pesquisa porque se dedica mais ao estudo do que à formação como docente. Ele cresce muito cientificamente", explica Marilza Vieira Cunha Rudge, pró-reitora da pós-graduação da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Para Colombo, um dos principais desafios para os pesquisadores que optarem pelo pós-doutorado é agregar valor econômico ao conhecimento científico.

Para isso, pondera, é preciso melhorar a articulação com a indústria comprometida com a inovação tecnológica, uma forma de ampliar os incentivos recebidos.

Ele também afirma que o aumento da quantidade de pós-doutores é um "movimento fundamental para o sucesso da ciência e tecnologia do país". "O pós-doutorado também funciona como um aprimoramento para os pesquisadores que ainda não obtiveram aprovação como docentes em algum concurso público", completa Mesquita Neto, da Unicamp.

PÓS-DOUTORADO EM NÚMEROS
1.400 bolsas foram aprovadas pela Fapesp e m2010, aumento de 75% em relação a 2005

NO BRASIL
0,4 pós-doutor é formado por ano na USP e na Unicamp para cada doutor

NOS EUA
1,2 pós-doutor é formado por ano para cada doutor

TIRA-DÚVIDA SOBRE O PÓS-DOUTORADO
O que é?
Mais alto estágio da preparação acadêmica, aperfeiçoa doutores no tema de seu doutorado ou de outro núcleo de pesquisa; a duração é de 1 a 4 anos, em média.

Como se difere do Doutorado?
Em vez de tese, o aluno produz um relatório com os resultados da pesquisa e o apresenta a quem ofereceu a bolsa; a produção é focada no resultado e no avanço de sua formação como docente.

E depois?
O profissional pode atuar em pesquisas de empresas relacionadas a ciência, inovação e tecnologia; o curso pode melhorar a posição acadêmica de quem fará carreira em docência.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características