Paranapuã e região já conta com informações agroclimáticas



Mais uma ferramenta para uso eficiente da água, a estação está instalada no centro de uma grande área de limão irrigado e deverá fornecer informações importantes, incluindo a evapotranspiração da região.

Ontem, dia 26 de janeiro estivemos na Fazenda Costa Mello, nosso parceiro, para a checagem dos equipamentos e dos dados e atualização do programa de aquisição de dados que podem ser conferidos no novo canal do Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://clima.feis.unesp.br


A instalação deste sistema de aquisição de dados agrometeorológicos é parte do projeto "MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA", de Cooperação Institucional entre UNESP Ilha Solteira e EMBRAPA Semi-Árido financiado pela FAPESP e FACEPE. Recentemente incorporamos mais uma parceria, com a Utah State University.


A estação de Paranapuã está a 120 km do Laboratório de Hidráulica e Irrigação e amplia o monitoramento climático regional realizado pela UNESP Ilha Solteira, indo até próximo do Rio Grande.


O projeto integra a linha de pesquisa da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteirachamada de PIIRA - PLANEJAMENTO INTEGRADO DA IRRIGAÇÃO E DOS RECURSOS AMBIENTAIS e prevê a instalação de novas 7 estações agrometeorológicas automáticas que juntas à outras duas estações já operadas pela UNESP colocará a região formada pelos rios Tietê, Paraná e Grande, como uma de área com alta densidade de informações agrometeorológicas, possibilitando inúmeras atividades de pesquisa, extensão e ensino.

A região onde serão instaladas as estações é área de influência das Bacias Hidrográficas dos Rios São José dos Dourados, Turvo/Grande e Baixo Tietê.

Por esta razão, as regiões envolvidas por estas bacias hidrográficas necessitam de estudos sobre como aperfeiçoar e harmonizar as várias formas de uso da água para assegurar adequados fluxos dos rios com preservação do meio ambiente. Em breve disponibilizaremos os valores da evapotranspiração.

Na Bacia do Rio São José dos Dourados, Baixo Tietê e Turvo/Grande, região noroeste do Estado de São Paulo, a maior demanda por água é para a irrigação e tem sido registrado impactos ambientais causados pelo uso e ocupação inadequado dos solos refletindo principalmente na perda da qualidade e produtividade da água.

Na região noroeste paulista, influenciada por grandes barragens de água para a geração de energia (Ilha Solteira e ainda as barragens de Três Irmãos no Rio Tietê e Jupiá no Rio Paraná) são significativos os efeitos da mudança do uso da terra e da variabilidade climática de curto e médio prazo sobre elas e sobre as atividades humanas.

A expansão da indústria sucro-alcooleira no noroeste paulista também impõe mudanças no cenário de uso e ocupação das terras e ambiental, bem como a implantação de grandes plantios de citros. O conhecimento sobre estes impactos é ainda limitado. Dessa forma, o gerenciamento integrado praticamente não existe e poder´ser iniciado a partir das informações climáticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características