Safra supera La Niña e tem boa produtividade
SAFRA 2010/11 Produtividade supera a média dos últimos cinco anos
O fenômeno climático La Niña não deve prejudicar a produtividade da próxima safra de grãos no Brasil.
Segundo levantamento da consultoria Informa Economics FNP, o rendimento deve ficar acima da média dos últimos cinco anos.
Para a soja, a consultoria elevou a estimativa de 47,2 sacas por hectare, divulgada em dezembro, para 47,6 sacas. Nos últimos cinco anos, o rendimento médio ficou em 45,4 sacas por hectare.
Na safra 2009/10, que contou com clima extremamente favorável para o desenvolvimento das lavouras, o rendimento foi recorde: 48,8 sacas de soja por hectare.
Cenário semelhante vale para o milho. Para a safra de verão, a produtividade brasileira deve ficar em 70,3 sacas por hectare, segundo a nova estimativa da FNP, ante 69,8 sacas em dezembro. A média em cinco anos é de 64,5 sacas. Na safra 2009/10, o rendimento ficou em 73,5 sacas.
"Para um ano de La Niña, o resultado é muito bom", diz Aedson Pereira, analista de grãos da Informa Economics FNP. Na safra 2008/09, também atingida pelo La Niña, o rendimento da soja ficou em 43,8 sacas; o do milho, em 60,5 sacas.
Segundo ele, as estimativas foram revisadas no último mês devido ao clima. "Choveu o suficiente em janeiro para garantir que as lavouras no país-até mesmo em algumas regiões do Rio Grande do Sul- apresentassem boa produtividade."
Em dezembro, o volume de chuvas ficou abaixo da média histórica, o que gerou preocupações sobre a produção na América do Sul.
Além de o nível das chuvas não ter sido tão baixo como o esperado, o aumento dos investimentos na produção contribui para o melhor rendimento. Os bons preços dos grãos, verificados a partir do segundo semestre de 2010, possibilitaram o investimento em tecnologia.
Comentários
Postar um comentário